dengue 2
BR-280

Associações Empresariais cogitam assumir obra de duplicação do trecho urbano da BR-280

Os R$ 9,1 bilhões de ICMS arrecadados em 2018 , na opinião da classe empresarial, poderiam viabilizar integralmente a obra

12 Mar 2019 - 11h17Por Jornalismo Rádio Jaraguá

A duplicação do trecho urbano da BR-280 e a execução de viadutos, travessias e outras obras complementares no trecho de 8,5 quilômetros entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, voltou a ser pauta de encontro de lideranças empresariais e políticas da região nesta segunda-feira (11).

Durante a reunião com representantes das associações empresariais, das prefeituras, vereadores, com a participação do deputado estadual Vicente Caropreso, entre outras lideranças comunitárias, fiou acertado que um grupo de trabalho será formado para buscar junto ao Governo do Estado a retomada dos serviços no trecho estadualizado, iniciados pela empresa vencedora da licitação no final de 2017, e também a aceleração da obra no trecho federal.

Para o presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a situação é cada vez mais preocupante. A obra é considerada vital para o desenvolvimento da microrregião e foi prometida e anunciada ainda no primeiro mandato do governo de Raimundo Colombo.

O empresário lembra que a região vem perdendo investimentos, seja de empreendimentos novos que optam por se instalarem em outros municípios até mesmo fora de Santa Catarina, ou porque empresas locais suspendem projetos de ampliação de suas plantas. "Sem estas obras, a região não terá condições de se desenvolver. Isto se agrava porque não temos outras condições de circulação da matéria prima ou de escoamento da produção, já que esta é a principal ligação com outros centros e, com os gargalos de infraestrutura, a região poderá ficar com sua economia estagnada".

Conforme o deputado estadual Vicente Caropreso, o impasse precisa ser resolvido. O parlamentar lembra que logo após o início dos trabalhos de terraplanagem para a implantação do viaduto no trevo de Guaramirim em direção a Massaranduba - com data de entrega para junho de 2018 - o projeto foi paralisado por suspeitas de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE.

Posteriormente, a obra foi liberada, mas já não havia recursos disponíveis, o que segundo ele vai exigir pressão da comunidade para que o atual governo coloque a obra como prioridade.

Como resultado da reunião, um grupo de trabalho formado por representantes das Associações Empresariais, Prefeituras, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil e outros setores organizados, atuará no sentido de buscar o compromisso da administração estadual e na formulação de propostas que possam viabilizar a obra.

O empresário entende que há iniciativas semelhantes em municípios como Brusque, onde recursos do ICMS foram destinados a obras de infraestrutura, destacando que o grupo de trabalho atuará no sentido de equacionar questões legais e na sensibilização do Governo do Estado.

Geração de ICMS
Levantamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda mostra que em 2018 a microrregião do Vale do Itapocu gerou mais de R$ 9,1 bilhões de em valor adicionado do ICMS, o que na opinião da classe empresarial poderia viabilizar integralmente a obra. "Uma parte dos recursos certamente seria suficiente para que tenhamos esta demanda atendida, considerando que se trata apenas de uma das fontes de arrecadação", reitera Anselmo Ramos.

Em outra frente, junto à bancada parlamentar de Santa Catarina se buscará a garantia de recursos para que as obras de duplicação no trecho federal sejam aceleradas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul