dengue 2
Jaraguá do Sul

Áreas de lazer e parques multiuso são fechados em Jaraguá do Sul

Medidas visam evitar a contaminação pelo Coronavírus

21 Jul 2020 - 13h31Por Da Redação

As áreas de lazer e parques multiuso da cidade estão fechadas a partir desta semana para evitar a aglomeração de pessoas. A medida visa, de acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Cleide Mosca, diminuir a contaminação pelo coronavírus.

As regras para utilização dos espaços públicos, estabelecidas em decreto municipal, previam prática individual de exercícios, sem aglomeração e permanência. “Precisamos, neste momento, diminuir o fluxo de pessoas. A população precisa se conscientizar de que cada um deve fazer a sua parte, tendo os devidos cuidados de higienização e evitando aglomerações. Só assim, com a união de esforços, venceremos esta batalha”, diz Cleide.

Arena Jaraguá, Parque Via Verde, área esportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha e Ginásio Arthur Müller estão fechadas e, a partir de amanhã, o acesso à Pista de Atletismo também será interrompido. Trata-se de apoio aos profissionais da Polícia Militar e da Vigilância, que seguem com fiscalização no município para fazer valer os decretos municipal e estadual sobre a pandemia.

A decisão de fechamento tem o aval do Comitê Extraordinário Covid-19, em um momento considerado crítico da pandemia na cidade, com aumento no número de casos confirmados significativo na última semana e de óbitos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (20) pela prefeitura apontou mais três mortes ocasionadas em decorrência do coronavírus, subindo de seis para nove as vítimas fatais. O mesmo boletim aponta para 779 casos confirmados. Entre os dias 12 a 18 de julho, 256 novos casos de coronavírus foram confirmados em Jaraguá do Sul, o que resultou  em novo decreto no município, que proibiu, desde ontem (20), a circulação do transporte coletivo, realização de cultos e missas presenciais e treinamentos coletivos e individuais de contato. A evolução da doença no município pode ser conferida em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, o momento é delicado e apresenta aumento de casos em Santa Catarina e na região da Amvali, por isso a decisão de fechamento dos parques, praças e áreas de lazer se faz necessária. “Também criamos um protocolo diferenciado para o atendimento na saúde, ampliando em três unidades o atendimento específico para a Covid  - na Figueira, Nereu Ramos e Barra -, além do Pama, para intensificar os cuidados em relação à doença”, detalha.

Outra preocupação, de acordo com o secretário, é manter leitos de UTI desocupados para o devido acompanhamento da demanda. “Trata-se de um momento difícil que exige a participação da comunidade para que possamos, efetivamente, superar esta doença”, diz.

 A presidente do Comitê, Emanuela Wolff, disse que Jaraguá do Sul, provavelmente, enfrenta o pico do contágio, o que exige medidas mais restritivas. “Agora é hora de apertar, de ficar em casa sempre que puder, de reforçar os hábitos de higiene. Por sua vez, o poder público está aumentando as restrições e intensificando as operações de fiscalização”, pondera.

A fiscalização das medidas ocorre por meio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar. A equipe de fiscais foi reforçada e o 190, da PM, ficou definido como canal oficial para receber denúncias da população. No mês de junho, foram 81 as denúncias. O 190 da Polícia Militar teve um aumento de cerca de 30% nas denúncias, no mesmo período. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul