dengue
Jaraguá do Sul

Alunos de escola no Chico de Paulo fazem plantio de mata ciliar

Os alunos sentiram falta das árvores, diz a aluna Julia Emmendörfer, se referindo à sombra que elas proporcionavam no pátio

20 Nov 2019 - 14h00Por Da Redação

Na manhã desta quarta-feira (20), um grupo de alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco de Paula, do bairro Chico de Paulo, fizeram o plantio de mudas de árvores nativas nos fundos do terreno da escola. A ação serviu para recompor a mata ciliar da margem direita do Ribeirão Chico de Paulo, que teve de ser removida durante uma obra de enrocamento, feita pela Defesa Civil do município, no ano passado.

A obra foi necessária para conter o desmoronamento das margens do ribeirão e, consequentemente, manter a área da escola em segurança. “Os alunos sentiram falta das árvores”, diz a aluna Julia Emmendörfer, se referindo à sombra que elas proporcionavam no pátio, mas lembrando que a obra era necessária.

Atendendo ao pedido dos alunos e da direção da escola, por meio do Programa de Revitalização da Mata Ciliar, o Samae e a Fujama destinaram cerca de 50 mudas de espécies nativas para serem plantadas. Nada melhor do que chamar os estudantes para participarem da ação, que contou com a presença do presidente do Samae, Ademir Izidoro. 

Para a diretora da escola municipal, Zaira Albuquerque, a ação desta quarta-feira foi muito importante. “Os alunos puderam vivenciar a prática, no contato direto com as mudas no local do plantio. Isso é muito importante, porque a educação precisa estar aliada com a prática. A recomposição vai ajudar na qualidade da água do rio”, diz ela.

O Programa de Revitalização da Mata Ciliar está próximo de atingir o plantio de dez mil mudas de espécies nativas e nativas frutíferas, do total de 41 mil plantas que devem recompor um milhão de metros quadrados. O foco principal são as margens do Rio Itapocu e afluentes.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Ver mais de Jaraguá do Sul