Jaraguá do Sul

Alunos de escola no Chico de Paulo fazem plantio de mata ciliar

Os alunos sentiram falta das árvores, diz a aluna Julia Emmendörfer, se referindo à sombra que elas proporcionavam no pátio

20 Nov 2019 - 14h00Por Da Redação
Alunos de escola no Chico de Paulo fazem plantio de mata ciliar - Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS

Na manhã desta quarta-feira (20), um grupo de alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco de Paula, do bairro Chico de Paulo, fizeram o plantio de mudas de árvores nativas nos fundos do terreno da escola. A ação serviu para recompor a mata ciliar da margem direita do Ribeirão Chico de Paulo, que teve de ser removida durante uma obra de enrocamento, feita pela Defesa Civil do município, no ano passado.

A obra foi necessária para conter o desmoronamento das margens do ribeirão e, consequentemente, manter a área da escola em segurança. “Os alunos sentiram falta das árvores”, diz a aluna Julia Emmendörfer, se referindo à sombra que elas proporcionavam no pátio, mas lembrando que a obra era necessária.

Atendendo ao pedido dos alunos e da direção da escola, por meio do Programa de Revitalização da Mata Ciliar, o Samae e a Fujama destinaram cerca de 50 mudas de espécies nativas para serem plantadas. Nada melhor do que chamar os estudantes para participarem da ação, que contou com a presença do presidente do Samae, Ademir Izidoro. 

Para a diretora da escola municipal, Zaira Albuquerque, a ação desta quarta-feira foi muito importante. “Os alunos puderam vivenciar a prática, no contato direto com as mudas no local do plantio. Isso é muito importante, porque a educação precisa estar aliada com a prática. A recomposição vai ajudar na qualidade da água do rio”, diz ela.

O Programa de Revitalização da Mata Ciliar está próximo de atingir o plantio de dez mil mudas de espécies nativas e nativas frutíferas, do total de 41 mil plantas que devem recompor um milhão de metros quadrados. O foco principal são as margens do Rio Itapocu e afluentes.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Foragido é recapturado durante blitz em Jaraguá do Sul

Fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (4)
Foragido é recapturado durante blitz em Jaraguá do Sul
Geral

Criminosos usam grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá para aplicar golpe

A Rádio Jaraguá reforça que não solicita código de acesso para entrar nos grupos, nem confirmação de e-mail, nem SMS ou algo do tipo.
Criminosos usam grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá para aplicar golpe
Saúde

Por falta de vacinas, Jaraguá suspende aplicação da primeira dose contra a covid-19

A aplicação da segunda dose (D2) segue normal.
Por falta de vacinas, Jaraguá suspende aplicação da primeira dose contra a covid-19
Saúde

Jaraguá bate recorde de vacinação contra a covid com duas mil doses aplicadas em um dia

Segundo o Painel Covid, 81 mil pessoas já receberam a primeira dose, 28 mil a segunda e 6 mil pessoas tomaram a dose única
Jaraguá bate recorde de vacinação contra a covid com duas mil doses aplicadas em um dia
Ver mais de Jaraguá do Sul