Covid - 19
Jaraguá do Sul

Alunos de escola no Chico de Paulo fazem plantio de mata ciliar

Os alunos sentiram falta das árvores, diz a aluna Julia Emmendörfer, se referindo à sombra que elas proporcionavam no pátio

20 Nov 2019 - 14h00Por Da Redação
Alunos de escola no Chico de Paulo fazem plantio de mata ciliar - Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS

Na manhã desta quarta-feira (20), um grupo de alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco de Paula, do bairro Chico de Paulo, fizeram o plantio de mudas de árvores nativas nos fundos do terreno da escola. A ação serviu para recompor a mata ciliar da margem direita do Ribeirão Chico de Paulo, que teve de ser removida durante uma obra de enrocamento, feita pela Defesa Civil do município, no ano passado.

A obra foi necessária para conter o desmoronamento das margens do ribeirão e, consequentemente, manter a área da escola em segurança. “Os alunos sentiram falta das árvores”, diz a aluna Julia Emmendörfer, se referindo à sombra que elas proporcionavam no pátio, mas lembrando que a obra era necessária.

Atendendo ao pedido dos alunos e da direção da escola, por meio do Programa de Revitalização da Mata Ciliar, o Samae e a Fujama destinaram cerca de 50 mudas de espécies nativas para serem plantadas. Nada melhor do que chamar os estudantes para participarem da ação, que contou com a presença do presidente do Samae, Ademir Izidoro. 

Para a diretora da escola municipal, Zaira Albuquerque, a ação desta quarta-feira foi muito importante. “Os alunos puderam vivenciar a prática, no contato direto com as mudas no local do plantio. Isso é muito importante, porque a educação precisa estar aliada com a prática. A recomposição vai ajudar na qualidade da água do rio”, diz ela.

O Programa de Revitalização da Mata Ciliar está próximo de atingir o plantio de dez mil mudas de espécies nativas e nativas frutíferas, do total de 41 mil plantas que devem recompor um milhão de metros quadrados. O foco principal são as margens do Rio Itapocu e afluentes.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Futebol

Campeonato Catarinense continua suspenso por 14 dias

Decisão ocorreu após reunião entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Federação Catarinense de Futebol
Campeonato Catarinense continua suspenso por 14 dias
Jaraguá do Sul

[VÍDEO] Jaraguá do Sul registra 539 casos confirmados de coronavírus

Na tarde desta segunda-feira (13), o repórter Sérgio Luiz acompanhou o momento em que os profissionais do SAMU saíram para atender a uma criança de 7 anos que está com a doença
[VÍDEO] Jaraguá do Sul registra 539 casos confirmados de coronavírus
Geral

Ciclone causou prejuízo de quase R$ 13 milhões para a agricultura

Os bananicultores foram os mais atingidos
Ciclone causou prejuízo de quase R$ 13 milhões para a agricultura
Saúde

Inscrições abertas para Grupo de Cessação do Tabagismo on-line

As vagas, num total de 15, estão abertas para a comunidade e serão preenchidas por ordem de inscrição
Inscrições abertas para Grupo de Cessação do Tabagismo on-line
Ver mais de Jaraguá do Sul