Feito Inédito

Alunas de escola do Jaraguá 84 tem trabalho selecionado para participar de Feira na Espanha

Letícia Braun e Scheila Souza, ambas de 13 anos, desenvolveram uma “bala” que inibe a vontade de fumar.

12 Fev 2019 - 17h00Por Sérgio Luiz
Alunas Scheila Souza (E) e Letícia Braun (D), junto com o professor Jean Fachinni - Crédito: Divulgação / ReproduçãoAlunas Scheila Souza (E) e Letícia Braun (D), junto com o professor Jean Fachinni - Crédito: Divulgação / Reprodução

Duas alunas do 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica, Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84, em Jaraguá do Sul, Letícia Braun e Scheila Souza ambas de 13 anos e moradoras da Tifa dos Húngaros, conseguiram um feito inédito. Um trabalho de pesquisa das adolescentes foi selecionado entre 200 projetos apresentados em uma Feira de Ciências no Pará, em dezembro de 2018. As duas estão credenciadas a participar da Feira de Iniciação Científica, em Barcelona na Espanha, de 28 de Fevereiro a 2 de Março de 2019. Elas desenvolveram uma “bala” com propriedades naturais que inibe a vontade de fumar.

Para custear a viagem internacional as estudantes e professores que as acompanharão, contam com parceiros. A prefeitura bancou a compra de três passagens que custam R$ 3,7 mil cada, ida e volta. O Centro Empresarial de Jaraguá arcou com as despesas de hospedagem. Mas ainda falta o dinheiro para a compra de uma passagem (R$ 3,7 mil) e para as despesas de locomoção gastos com alimentação. 

Para ajudar a completar o que falta de recursos para esta viagem, professores e integrantes da APP (Associação de Pais e Professores), estão promovendo um leilão virtual com obras de artistas locais. O professor de ciências da escola, Jean Mary Facchini foi é um dos coordenadores do trabalho e comenta sobre como foi a evolução das pesquisas.

Segundo o professor, a pesquisa foi apresentada primeiramente aqui em Jaraguá do Sul.

Facchini enfatiza o destaque nacional do trabalho das alunas de Jaraguá, classificados entre os três melhores apresentados na feira do Pará, credenciados para participar da Feira Científica na Espanha.

Na quinta-feira (21) haverá um a Noite do X Salada na escola, para arrecadar dinheiro para a viagem. No facebook acontece um leilão virtual com obras doadas por artistas locais. 

O resultado final do leilão será divulgado no dia 20 de fevereiro. Mais informações ou para ajudar no custeio da viagem, os interessados podem ligar para os números: 3376-1327 (Escola) ou 99641-5771 (Jean)


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!an Mary Facchini

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva

O Samae espera coletar mais de 8 mil toneladas de material reciclável em 2021
Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva
Segurança

Foragido da Justiça é preso em Jaraguá

O fato ocorreu na rua Antônio Cunha, bairro Vila Baependi, após denúncia de perturbação na rodoviária
Foragido da Justiça é preso em Jaraguá
Geral

Entidades de Jaraguá recebem mais de 840 quilos alimentos através da campanha VacinAção Solidária

Contando com esta entrega, a campanha VacinAção Solidária já arrecadou mais de uma tonelada de alimenetos para famílias em vulnerabilidade social
Entidades de Jaraguá recebem mais de 840 quilos alimentos através da campanha VacinAção Solidária
Saúde

Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no feriado de Tiradentes em Jaraguá

Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas compareçam no dia programado para a segunda dose
Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no feriado de Tiradentes em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul