alpinista Hélio Fenrich

Alpinista de SC conquista a montanha mais alta da Europa

04 Jul 2016 - 13h36
Alpinista de SC conquista a montanha mais alta da Europa -
Considerada a montanha mais alta da Europa, ele tem 5.642 metros de altura e fica na cordilheira do Cáucaso.

A expedição, feita de forma solitária, começou no domingo, 26 de junho, quando o alpinista deixou Jaraguá do Sul. Na última terça-feira, 28, ele chegou a Terskol, vilarejo mais próximo do Elbrus. A partir de então, dedicou-se à aclimatação, processo essencial para a adaptação do organismo ao clima e à temperatura da montanha.

Conforme Fenrich, mesmo não estando completamente preparado, ele decidiu não dispensar a abertura ocorrida no sábado e, assim, buscar o cume. “O tempo está muito ruim. Apesar de cansado e com pouca aclimação, preferi aproveitar a oportunidade”, destaca o alpinista que, agora, já retornou ao campo base e aguarda a volta ao Brasil.

Desgastado, ele teve dificuldades para se adaptar ao fuso horário da Rússia. “São seis horas a mais. Saí de 3,8 mil metros à meia-noite e cheguei no topo do Elbrus às 10h07”, explica. Com a antecipação na subida, Fenrich espera adiantar o retorno a Jaraguá do Sul, porém, depende da mudança de data de três voos para garantir a volta mais cedo do que o esperado.

O monte Elbrus é o segundo escalado por Fenrich dentro do ‘Projeto Sete Cumes’. No ano passado, o alpinista subiu o famoso Aconcágua, na Argentina, expedição que deu a largada ao desafio. Até 2021, ele pretende alcançar o topo do Kilimanjaro, na África, do McKinley, na América do Norte, do Everest, na Ásia, do Carstensz, na Oceania, e, por fim, do Vinson, na Antártica.

Conforme Fenrich, a ideia teve como inspiração o projeto homônimo que vem movimentando pessoas de diferentes partes do mundo a conquistar as montanhas mais altas de cada continente. Até o momento, apenas sete brasileiros concluíram o desafio, porém, nenhum de forma solitária como ele se propôs a fazer. Em Santa Catarina, não há informações quanto à existência de outros alpinistas colocando em prática o objetivo.

 

Sobre Hélio Fenrich

O alpinista Hélio Fenrich é radicado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e sua primeira escalada aconteceu na montanha Huayana Potosi, com 6.088 metros de altura, na Bolívia, no ano de 2008. Em 2021, ele pretende concluir o ‘Projeto Sete Cumes’, que vem movimentando pessoas de diferentes partes do mundo a conquistar as montanhas mais altas de cada continente. Até o momento, apenas sete brasileiros concluíram o desafio, porém, nenhum de forma solitária como ele se propôs a fazer. Em Santa Catarina, não há informações quanto à existência de outros alpinistas colocando em prática o objetivo.

 

Matérias Relacionadas

Educação

Conselho Consultivo debate avanços na educação municipal de Jaraguá do Sul

A estimativa do secretário Rogério Jung é de que em cinco ou seis anos o papel seja abolido das salas de aula
Conselho Consultivo debate avanços na educação municipal de Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul

Primavera começa na segunda-feira: convite para apreciar a natureza

Depois de retirar algumas plantas que traziam risco, a Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou uma ampla ação de reflorestamento
Primavera começa na segunda-feira: convite para apreciar a natureza
Geral

SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul

Interessados devem comparecer à agência Sine em Jaraguá do Sul, no piso térreo da Rodoviária
SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul
Segurança

Bombeiros Voluntários da região atendem duas quedas de moto

O primeiro acidente aconteceu por volta das 11h30, na rua 28 de Agosto, no Centro de Guaramirim
Bombeiros Voluntários da região atendem duas quedas de moto
Ver mais de Jaraguá do Sul