alpinista Hélio Fenrich

Alpinista de Jaraguá se prepara para mais um grande desafio

06 Dez 2016 - 11h50


Já no dia 3 de janeiro, ele embarca rumo à montanha mais alta da África.


Na Tanzânia, o objetivo é subir o Monte Kilimanjaro. Com 5.895 metros de altitude, o vulcão adormecido coberto de neve eterna exige atenção especial à aclimatação e hidratação. “Não é uma montanha que demanda técnica, ou seja, o que dificulta é a altitude. Estar preparado fisicamente e seguir um bom planejamento farão a diferença para chegar ao cume com tranquilidade e sucesso”, explica o alpinista.

Há poucos meses, ele subiu, de forma solitária, o Elbrus, considerado o topo da Europa. As expedições fazem parte do ‘Projeto Sete Cumes’. A iniciativa vem movimentando pessoas de diferentes partes do mundo a conquistar as montanhas mais altas de cada continente. Em Santa Catarina, não há informações quanto à existência de outros alpinistas colocando em prática o objetivo.

Conforme Fenrich, dessa vez, a ideia é fazer duas subidas. A primeira deve acontecer em sete dias, seguindo todas as etapas de uma expedição convencional. Depois, o alpinista retorna até Moshi e descansa por 48 horas, para, então, tentar alcançar novamente o topo. “O plano é fazer a subida brasileira mais rápida naquela montanha. Isso significa ir e voltar do Kilimanjaro em cerca de 20h”, esclarece.

Em preparação desde julho, quando retornou da Rússia, o alpinista se dedica aos treinos de fortalecimento muscular e melhoramento do condicionamento físico. “Parei só duas semanas depois do Elbrus”, destaca. Para garantir o fôlego necessário à expedição do Kilimanjaro, ele tem feito frequentes corridas em montanhas da região de Jaraguá do Sul.

Depois de conquistar o monte mais alto do continente africado, Fenrich direciona o foco para o Alasca. Em maio, ele parte rumo ao Denali e, na volta, pretende finalizar a escrita do primeiro livro contando as aventuras das quatro primeiras expedições do ‘Projeto Sete Cumes’. Em seguida, as atenções se voltam à preparação para chegar ao topo do Everest, na Ásia.

O Kilimanjaro

Considerada a maior montanha da África, o Kilimanjaro está localizado no nordeste da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia. O monte tem 5.895 metros de altura e se ergue em meio a uma planície de savana. Com densas florestas no entorno, as áreas baixas do vulcão adormecido e coberto de neve eterna são povoadas por rica vida selvagem, incluindo elefantes, búfalos, macacos e antílopes. No meio da subida, os alpinistas encontram um cenário totalmente diferente, com clima desértico. Ao chegar perto do topo, ocorre uma nova mudança, sendo que os glaciares tomam conta da montanha.

Sobre Hélio Fenrich

O alpinista Hélio Fenrich é radicado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e sua primeira escalada aconteceu na montanha Huayana Potosi, com 6.088 metros de altura, na Bolívia, no ano de 2008. Em 2021, ele pretende concluir o ‘Projeto Sete Cumes’ e, para isso, já chegou ao topo do famoso Aconcágua, na Argentina, e do Elbrus, na Rússia. Ele conta com apoio do Grupo Raumak e da vendasshop.com.br. No entanto, ainda busca patrocínio de marcas interessadas em firmar parcerias e, assim, vencer o desafio de conquistar as maiores montanhas no mundo.

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Geral

Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 

A ação irá destinar fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social. 
Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 
Ver mais de Jaraguá do Sul