dengue
Jaraguá do Sul

Ações do Dia Mundial da Limpeza em Jaraguá começam nessa sexta

A maior parte das atividades acontecem no sábado, mas também há ações programadas para domingo

20 Set 2019 - 14h00Por Janici Demetrio

Celebrado neste sábado (21), o Dia Mundial da Limpeza em Jaraguá do Sul tem ações programadas já para essa sexta-feira (20), em órgãos municipais. A Iniciativa da Junior Chamber International (JCI) de Jaraguá do Sul e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o Dia Mundial da Limpeza conta com a Prefeitura de Jaraguá, a Diretoria Municipal de Defesa Civil e o Samae entre seus apoiadores. A maior parte das atividades acontecem no sábado, mas também há ações programadas para domingo. 

Em entrevista ao Jaraguá Geral, o presidente da Fujama, Normando Zita afirmou que a conservação dos espaços públicos depende da atitude de todos nós. Ele convidou a população para que organize seu grupo de limpeza e defina o local de atuação, que pode ser a sua rua, o seu bairro ou seu local preferido da cidade”,  

Fábio Hillesheim, presidente da JCI orienta a quem não conseguir fechar um grupo e deseja participar, pode se juntar a uma das entidades que integram a programação. “O importante é não ficar de fora”, acrescentando que o lixo arrecadado por ser descartado no serviço de coleta dos caminhões da Ambiental. 

Normando Zitta esclarece, no entanto, que as atividades do Dia Mundial da Limpeza não envolvem coleta de entulhos, pois existem ações no município especificas para essa finalidade. Ele reitera que lixo comum e recicláveis são coletados por caminhões da Ambiental, enquanto que resíduos volumosos devem ser dispensados no PEV, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 manhã às 7 da noite, e aos sábados das 8 da manhã às 2 horas da tarde, na Rua Leocádio Rodrigues, Vila Lenzi (próximo à Arena Jaraguá). 

O Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. No Brasil, o movimento acontece desde 2012, sendo que em 2018 com a participação de 363 cidades. Neste ano já tem mais de 1,2 mil cidades confirmadas. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul