Jaraguá do Sul

Abertura de novas empresas volta a crescer em junho e julho

Medidas tomadas para minimizar impacto da crise econômica deram resultado, avalia secretário

14 Ago 2020 - 13h38Por Da Redação

De janeiro a julho deste ano, foram abertas 1.373 empresas em Jaraguá do Sul, número ligeiramente mais baixo do que o registrado no ano passado, quando foram abertos 1.434 novos negócios no mesmo período. O saldo, entre abertura e fechamento, foi de 910 novos negócios nos sete primeiros meses deste ano, contra 964 do ano passado. Levando em consideração a pandemia do coronavírus, o resultado é bastante positivo, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Neivor Bussolaro.

Os piores meses de 2020 para abertura de novos negócios foram março e abril. Em maio, um primeiro sinal de recuperação. E, depois, em junho e julho, os números de 2020 superaram os registrados em 2019. “Isso nos traz otimismo de que vamos vencer esta crise de saúde, mas também de que seguramos o impacto negativo que poderia ter sido muito maior na economia se não fossem as medidas tomadas pela administração”, avalia Neivor.

O secretário cita a Central do Empreendedor, uma estrutura criada para dar todo suporte a quem deseja abrir seu próprio negócio, o programa Juro Zero, e a prorrogação de taxas públicas como medidas importantes. Além disso, ele afirma que o equilíbrio buscado desde o princípio pelo Comitê de Combate ao Coronavírus foi essencial para amenizar o impacto da crise.

“E ainda temos que lembrar a decisão tomada lá em março pela gestão, que foi a de manter as obras públicas. Isso foi de vital importância para economia e para os empregos”, diz.

O Sine de Jaraguá do Sul também foi o primeiro do Estado a voltar a funcionar, dando encaminhamento ao seguro desemprego e às novas oportunidades de trabalho.

Outro passo importante que está sendo dado é a regulamentação pelo Município da Lei da Liberdade Econômica, um trabalho conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Fazenda. O projeto está na Câmara de Vereadores para análise e, resumindo, permitirá a abertura imediata de empresas de baixo risco sem a necessidade de nenhum alvará. “Desde 2017, a administração fez uma série de mudanças. Hoje Jaraguá do Sul é referência na desburocratização e na facilidade para abertura de novos negócios. O Município passou a ser um facilitador”, diz o secretário.

Abertura de empresas:

Janeiro
2019: 98
2020: 117

Fevereiro
2019: 215
2020: 219

Março
2019: 243
2020: 185

Abril:
2019: 218
2020: 168

Maio
2019: 232
2020: 202

Junho
2019: 203
2020: 218

Julho
2019: 225
2020: 264


Saldo entre abertura e fechamento

2019 até julho: 964

2020 até julho: 910

Turismo local fortalecido

Um dos setores mais afetados pelo coronavírus foi o turismo. Essa é uma constatação no mundo inteiro.

Em Jaraguá do Sul, diversas ações estão sendo tomadas para auxiliar. Campanhas como o Redescobrindo o Vale, por exemplo, incentivam que a comunidade local prestigie estabelecimentos daqui, como restaurantes, cafeterias, pesque pagues, e casas de café colonial. O setor de turismo rural vem desde 2017 se profissionalizando no Município, criando um nicho promissor, o de turismo interno e o de moradores de cidades próximas. A intenção é fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas a este segmento. 

O setor cervejeiro faz parte deste contexto. Com políticas de incentivo e divulgação, as cervejarias artesanais ganharam espaço e caíram no gosto popular. Atualmente, está na fase de inscrição o edital que vai dar um selo às cervejas produzidas aqui.

Segundo o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, a lei de Turismo Rural e Agricultura Familiar (TRAF) também será importante para os empreendedores do setor. O texto deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores nas próximas semanas regulamentando a hospedagem e a comercialização do turismo rural.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Geral

Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 

A ação irá destinar fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social. 
Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta

Prefeitura emite nota de pesar e amigos e autoridades também lamentam a perda
Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta
Ver mais de Jaraguá do Sul