GNet
Olesc

Abertura da OLESC destacou força do esporte na cidade.

29 Nov 2015 - 12h40
Uma Jaraguá do Sul gigante e o coração pulsando forte pelo esporte foram os temas que dominaram, e emocionaram a platéia, na abertura da 15ª edição dos Jogos da Juventude (Olesc), na noite deste sábado (28), em Jaraguá do Sul. A cerimônia durou cerca de 90 minutos e começou com o desfile dos atletas dos 75 municípios participantes. Cada delegação entrou na quadra carregando um coração enorme, identificando o município.

Simultaneamente, eram ressaltadas as forças de Jaraguá do Sul nas diversas áreas, incluindo economia, educação, esporte, turismo, cultura, qualidade de vida e belezas naturais, entre outros aspectos. No final, os atletas de todas as delegações se posicionaram no centro da quadra e formaram um grande coração. O público se levantou e aplaudiu. Na sequência, as bandeiras foram conduzidas pelos policiais do 14º Batalha da Polícia Militar de Jaraguá do Sul; e a orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da cidade sede, regida pela maestrina Denise Coral, executou o Hino Nacional Brasileiro.

Uma das surpresas foi a entrega de uma placa ao presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e secretário de Esporte e Turismo de Jaraguá do Sul, Jean Carlo Leutpretch, pela atleta Maria Eduarda Rosa da Silveira, da equipe de natação da cidade anfitriã, pela sua coragem e determinação para fazer de Jaraguá do Sul a sede da edição 2015 da Olesc. “Foi a união de todos que possibilitou a realização deste evento. Eu só tenho a agradecer pela confiança e envolvimento de vocês”, afirmou, em seu pronunciamento.

Já o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Osvaldo Juncklaus, destacou que atletas de 221 municípios participaram da Olesc entre as fases microrregionais, regionais e estadual. “O nosso governo está dando acesso à prática esportiva, com o investimento de mais de R$ 1 milhão entre as três fases. Isso, e a esperança de que todos possam voltar para casa com saúde, ao final da competição, são aspectos mais importante do que ganhar troféus e medalhas”, comparou.

Já o prefeito, Dieter Janssen, agradeceu ao governo do Estado por ter confiado a Jaraguá do Sul a organização do evento. “Nós não podíamos deixar de fazer este evento, pois incentivar o esporte é fundamental para ter sempre uma população com muita saúde e que valorize a cidadania.” Ao falar em nome do governador do Estado, Raimundo Colombo, o secretário do Desenvolvimento Regional de Santa Catarina, Leonel Pradi Floriani, reconheceu que o presidente da CCO, Jean Carlo Leutpretch, foi um dos maiores responsáveis pela Olesc ser realizada em Jaraguá do Sul. “O esporTe representa uma rede de progressão da juventude como um todo. É um elemento fundamental na formação e no exercício da cidadania. A gente foi muito feliz em promover esse abraço a todas as delegações, simbolizado pelos corações”, reforçou.

 

Depois dos pronunciamentos, quatro técnicos que muito fizeram pelo esporte do município, foram convidados para conduzirem a tocha olímpica, juntamente com o atleta Júlia Zandonai Schmauch, da equipe de basquete de Jaraguá do Sul, campeã brasileira sub 13, vice-campeã brasileira de seleções, em 2015; e vice-campeã da Copa América sub-16, resultado que garantiu vaga para o Mundial sub 17 em 2016.

Esse seleto grupo foi formado por Luiz Carlos Rodrigue da Silva (Kadylac), da equipe masculina de vôlei, campeão da Olesc em 2012, tricampeão dos Joguinhos Abertos e auxiliar técnico da seleção brasileira sub 19 desde 2013; Júlio César Patrício, técnico da equipe feminina de basquete, pentacampeão da Olesc, tetracampeão dos Joguinhos Abertos, e que estará na comissão técnica da Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, como assistente técnico; Ronaldo Fructuozo (Kiko), técnico de natação, hexacampeão feminino na Olesc, tetracampeão feminino nos Joguinhos Aberto e sete vezes técnico da seleção catarinense nos JEBS; e Augustinho Ferrari, pentacampeão da Olesc, eneacampeão nos Joguinhos Abertos e campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 2011.

 

O juramento do atleta foi feito por Felipe Alves, da modalidade de futsal, de Jaraguá do Sul, campeão da Olesc em 2014, e campeão do regional dos Jesc, 15 a 17 anos, em 2015. Na sequência, o presidente da Fesporte entregou um troféu de Honra ao Mérito ao prefeito de Jaraguá do Sul, e outro ao presidente da CCO, em reconhecimento ao trabalho e ao envolvimento para organizar a Olesc 2015. A solenidade teve a participação de mais de 180 pessoas, a maioria alunos da rede pública.

É a segunda vez que Jaraguá do Sul é a cidade anfitriã dos Jogos da Juventude – a primeira foi em 2006. Mais de 3.000 atletas disputarão 14 modalidades e 27 troféus. Criciúma, sede do ano passado, é a atual campeã dos Jogos da Juventude.

Depois que o secretário de Desenvolvimento Regional declarou aberta a 15ª edição da Olesc, o público acompanhou uma apresentação cultural da escola municipal Ribeirão Molha. Agora, todas as atenções se voltam para as disputas, que começam neste domingo e vão até o próximo dia 5.

A etapa estadual da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com  a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Texto Geraldo De Cesaro
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa

Moradores interessados devem procurar os Cras na próxima semana
Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa
Geral

Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos

A melhora nas condições do tempo vai possibilitar a realização da primeira "Passarinhada", no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen
Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos
Segurança

Homem tranca mulher em casa e ameaça 'quebrar as pernas' da companheira em Jaraguá

A vítima conseguiu chamar a polícia depois que o homem dormiu.
Homem tranca mulher em casa e ameaça 'quebrar as pernas' da companheira em Jaraguá
Segurança

Adolescente é apreendido no centro de Jaraguá do Sul

A apreensão ocorreu após abordagem de rotina.
Adolescente é apreendido no centro de Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul