Joaçaba Pneus
Agilidade no Atendimento

50 mil certidões negativas de débito emitidas on-line

Informatização na emissão da CND reduz em mais de 200 atendimentos por dia no setor de protocolo da prefeitura.

17 Dez 2018 - 20h54
Desde o início do ano até agora, 50.849 certidões negativas foram emitidas pelo sistema Betha, responsável por esse tipo de serviço on-line. - Crédito: Patrick Titz/PMJSDesde o início do ano até agora, 50.849 certidões negativas foram emitidas pelo sistema Betha, responsável por esse tipo de serviço on-line. - Crédito: Patrick Titz/PMJS

A Administração Municipal comemora o sucesso do sistema on-line de emissão de um dos documentos mais solicitados à Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Certidão Negativa de Débitos, conhecida como CND. O documento é necessário para vários fins, entre eles, abrir uma empresa, apresentar em processo de compra e venda de imóvel e participar de licitação pública. Desde o início do ano até agora, 50.849 certidões negativas foram emitidas pelo sistema Betha, responsável por esse tipo de serviço on-line. Antes da implantação do sistema, que aconteceu em junho de 2017, os munícipes precisavam ir pessoalmente até o setor de Protocolo da Prefeitura e aguardar cerca de dez dias para ir buscar o documento. Isso implicava em um atendimento médio de 300 pessoas todos os dias no setor de Protocolo. A maioria em busca de uma CND.

A chefe de informação Janaine de Oliveira Cerkal, do setor de Protocolo, comemora a agilidade no atendimento após a informatização para emitir a CND. “Hoje temos cerca de 200 atendimentos/dia a menos. Conseguimos atender melhor o munícipe que realmente precisa vir até o Protocolo. Estamos aqui para agilizar a vida de quem precisa de algum serviço da prefeitura”, explica Janaine. O diretor de Receita Fiscal Ivanderson Zabel, aponta que agora, em vez de esperar dez dias, o munícipe aguarda alguns poucos minutos e já pode imprimir a CND de casa. “No caso dos escritórios de contabilidade, que vinham com grande demanda até o protocolo, os próprios profissionais emitem os documentos on-line, sem precisar vir até a prefeitura”, detalha.

Confira abaixo os passos para emitir uma CND de casa/escritório

1. Acesse www.jaraguadosul.sc.gov.br
2. Clique no botão à esquerda da página “Certidão Negativa de Débito”
3. Para “Certidão Negativa de Contribuinte”, clique no botão de mesmo nome. Para “Certidão Negativa de Imóvel”, clique no botão de mesmo nome.
4. Informe CPF ou CNPJ
5. Clique no ícone da impressora / emitir

Os passos acima servem para munícipes que têm cadastro na prefeitura. Caso não haja cadastro registrado, basta vir pessoalmente, uma única vez, até o setor de Protocolo com um comprovante de residência e um documento de identidade. O cadastro é feito na hora e, com ele, o munícipe já pode acessar os serviços on-line da prefeitura. Pessoas que já pagaram IPTU, ISS, alvará, possuem cadastro automaticamente.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, atualmente são mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos
Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul
Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Segurança

Sem pagar, jovem tenta treinar em academia e arranja confusão em Jaraguá

Diante dos fatos, a PM lavrou um termo circunstanciado por perturbação do trabalho
Sem pagar, jovem tenta treinar em academia e arranja confusão em Jaraguá
Segurança

PM flagra seis pessoas perturbando com música alta em Jaraguá

Responsável assinou um Termo Circunstanciado
PM flagra seis pessoas perturbando com música alta em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul