GERAL

Zoológico de Bauru (SP) consegue reproduzir ave gigante da Oceania

17 Dez 2018 - 12h43Por José Maria Tomazela

O zoológico municipal de Bauru, cidade do interior de São Paulo, obteve sucesso na reprodução do casuar, uma ave gigante, natural da Oceania, ameaçada de extinção na natureza. O filhote completou um mês nesta segunda-feira, 17, e já pode ser observado pelos visitantes.

O zoo de Bauru é o segundo do País a conseguir a façanha - um filhote já havia nascido no zoo de Itatiba, também no interior paulista. "Encerramos o ano com chave de ouro e demos para os nossos visitantes um belo presente de Natal", disse o diretor do zoológico de Bauru, Luiz Pires.

Ele conta que não foi tarefa fácil. O zoo recebeu um casal de filhotes da espécie em 2000, quando foi inaugurado um setor para grandes pássaros - o casuar adulto chega a pesar 50 quilos - e, desde que os espécimes se tornaram adultos, o zoo vem tentando a reprodução. "Os casuares são animais solitários e macho e fêmea só se aceitam no período de reprodução. Fora disso, eles se atacam e, como têm unhas afiadas, um pode até matar o outro", explicou.

No zoo, o casal vive separado por um alambrado e só é juntado para acasalar. "Ficamos observando quando surgem os sinais de namoro e não há risco de rejeição." Pires conta que o macho escava uma espécie de bacia no solo, onde a fêmea põe até quatro ovos. Em seguida, ela sai do ninho e o macho se deita para chocar os ovos.

Quando algum ovo eclode, o pai assume os cuidados com o filhote, longe da mãe, que já está em recinto separado. "Tivemos três posturas anteriores, mas não houve eclosão. Numa delas, levamos o ovo galado (fértil) para uma chocadeira, mas o filhote morreu antes de nascer. Desta vez, deu certo com a choca natural", comemorou.

Foram 50 dias de incubação e de muitos cuidados com o recém-nascido, mas ainda não se sabe o sexo do filhote. "Vamos fazer exame de sangue para saber se é macho ou fêmea." Conforme o diretor, como há zoológicos que têm casuares solteiros, a ideia é formar um novo par para aumentar a chance de reprodução.

O casuar (Causarius casuaris) é natural da Austrália e Nova Guiné. Sua origem remonta à época dos dinossauros, mas, a exemplo da ema brasileira, durante a evolução a ave perdeu a capacidade de voar. Sua alimentação é baseada em folhas e frutas, o que torna o casuar um excelente propagador de sementes nas matas da Oceania.

Devido à perda do habitat e o consumo da carne e ovos pelos aborígines, principalmente na Nova Guiné, a ave tornou-se ameaçada de extinção. O casuar pode correr a até 50 km/h e saltar 1,5 m, tornando-se agressivo quando protege ovos e filhotes, por isso é temido pelos homens.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral