vacina
Câmara

Votação no Legislativo foi suspensa

09 Jun 2011 - 16h06

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica que altera o número de vagas no Legislativo não será votado nesta quinta-feira, conforme o previsto. Por volta das 10h, foi protocolada na Casa, a emenda com a proposta defendida por grande parte dos vereadores que é a de elevar de 11 para 15 o número de vagas, a partir da próxima legislatura, que começa em janeiro de 2013. Os vereadores se reuniram nesta manhã para discutir o assunto. Ao final do encontro, o advogado Leonel Pradi Floriani e o presidente da Câmara, Jaime Negherbon, do PMDB, explicaram o que aconteceu.

[jwplayer mediaid="92315"]

 

Por volta das 11h40, a Câmara de Vereadores, divulgou a seguinte nota oficial sobre o assunto:


"A Câmara de Vereadores informa, através de seu presidente Jaime Negherbon, que a segunda votação da emenda à Lei Orgânica que estabelece o número de 19 cadeiras para a próxima legislatura não ocorrerá na sessão desta quinta-feira, 9, como estava previsto. Isto se dá em razão de um grupo de vereadores ter apresentado uma emenda substitutiva, propondo 15 vagas no Legislativo Municipal a partir de 2013. Conforme o Regimento Interno e Lei Orgânica do Município, a proposição não pode ser votada na noite de hoje, uma vez que necessita de parecer jurídico e tramitação pelas comissões antes de ser submetida ao plenário. Por ter rito diverso do regime de urgência, não há prazo definido para a votação da emenda, que precisa ser apreciada em dois turnos."

A nossa reportagem ouviu mais presidentes de partidos sobre o aumento no número de vereadores. São presidentes das siglas que têm bancadas atualmente na Câmara de Jaraguá do Sul.

No PSB, a vereadora Natalia Petry, que inicialmente se manifestou contrária a aprovação do projeto, diz que não pode ir contramão dos aspectos legais da lei, demonstrando que votará a favor o aumento.

[jwplayer mediaid="92317"]

 

Pelo mesmo caminho vai o PSDB. De acordo com a presidente da sigla, Isaura Maria da Luz Silveira, a orientação ao vereador Ademar Winter é para que ele siga a legislação.

[jwplayer mediaid="92323"]

 

Riolando Petry, presidente do PT, afirmou que seu partido foi o primeiro a defender o aumento da representatividade e seus vereadores Justino da Luz e Francisco Alves, seguirão as determinações.

[jwplayer mediaid="92311"]

 

No PR, que tem como representante na Câmara o vereador Afonso Piazera Neto, o presidente Eduardo Bertoldi confirma que o partido vai acompanhar o mesmo voto da primeira votação. Favorável a aprovação do projeto.

[jwplayer mediaid="92313"]

 

O presidente do DEM, Carione Pavanello, não quis opinar sobre o assunto. Ele sugeriu que nossa reportagem entrevistasse o coordenador regional, Alcides Pavanello, que também preferiu não falar sobre o assunto.


A classe empresarial também se manifesta sobre a votação. O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Durval Marcatto Junior participou por telefono no Jornal da Jaraguá.

[jwplayer mediaid="92329"]


A Câmara de Dirigentes Lojistas acompanha a decisão de todos os seguimentos que compõem o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, que se posicionam contra o aumento no número de vagas na Câmara Municipal. A confirmação é do presidente da CDL, Vanderlei Pasold.

[jwplayer mediaid="92319"]

 

O Núcleo de Jovens Empreendedores ACIJS-APEVI está se posicionando ao lado das entidades da sociedade civil organizada quanto ao projeto que permite à Câmara Municipal ampliar de 11 até 19 o número de cadeiras no Poder Legislativo de Jaraguá do Sul. Tiago Coelho, coordenador do núcleo, explica os motivos.

[jwplayer mediaid="92321"]

 

Na opinião da Diretoria Jurídica do Núcleo, a Constituição Federal é expressa e clara, em seu art. 24, inciso IV, ao estabelecer números máximos de vereadores, mas em momento algum estabelece números mínimos. Percebe-se, portanto, que o argumento de que o aumento seria uma obrigação legal e constitucional não se sustenta, não havendo óbice jurídico para a manutenção do atual número de integrantes no Poder Legislativo Municipal.

[jwplayer mediaid="92325"]

 

Coordenação e Diretoria do Núcleo estão orientando os nucleados a acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores que ocorre nesta quinta-feira (9), por entenderem que o sentimento da maior parte da população, externado na audiência pública realizada no dia 28/03, é de contrariedade à proposta

[jwplayer mediaid="92327"]

Matérias Relacionadas

Geral

Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 

O sepultamento ocorre nesta terça-feira (23) no cemitério municipal de Guaramirim
Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Ver mais de Geral