105 Ouça
Geral

Você sabe onde vender suas produções de vídeo?

Como já podemos imaginar, o vídeo é um dos principais formatos de mídia mais consumidos na internet.

24 Jan 2022 - 15h53Por Ricardo Rabuske

Segundo o relatório, divulgado pela Video Views em parceria com o Google, 86% dos brasileiros assistem vídeo online, o que faz do Brasil o segundo país com mais horas de vídeo assistidas no YouTube.

GNet

Esta informação por si só, é um excelente argumento na hora de oferecer produção de vídeo e fechar negócios lucrativos com marcas de produtos e serviços, seja para divulgação ou manutenção de conteúdos que aproximam o público.

Um videomaker especializado, com criatividade e que domina a persuasão, pode oferecer produções em vários nichos, além de marketing e entretenimento. Você já pensou em oferecer o seu serviço em uma farmácia, por exemplo?

Separamos uma lista com itens entre estratégias e lugares possíveis de fechar negócio com produções audiovisuais.

Independente de onde mirar, é necessário planejamento, estudo e aperfeiçoamento desta arte que está atraindo cada vez mais profissionais em todo o mundo.

Vídeo Marketing

Além de boas imagens e bons textos nas redes sociais, inúmeras marcas perceberam a necessidade de investir também em conteúdos de vídeo para alavancar os negócios.

Editores de vídeo com boas ferramentas conseguem comercializar estas produções, inclusive trabalhando de casa. Pesquise o mercado, identifique marcas que você perceba a ausência ou deficiência de conteúdos audiovisuais nas redes e sites e ofereça o vídeo marketing, usando outros trabalhos como exemplo.

Pode ser academia, mercado, farmácia, pizzaria, lojas de roupas, restaurantes, enfim. Caso haja insegurança no início, comece com lugares e marcas próximas a você. 

Curso online

É muito provável que você já tenha se deparado com alguma oferta de curso online de diversos conteúdos e em várias plataformas. Que tal criar o seu?

Use o seu diferencial e experiência para ensinar novos videomakers sobre as ferramentas do editor de vídeo online que utiliza. Com o conteúdo audiovisual em alta e presente em todas as mídias, não faltam pessoas dispostas a  produzir o próprio material, divulgar e perseguir o sucesso com estas criações.

Se você acredita que seus métodos podem ser atrativos a determinado público, é hora de montar um material aproveitando assim o mercado aquecido de audiovisual.

Ofereça Pacotes

Em muitas ocasiões, o fechamento de mais de um vídeo pode ser atrativo para ambas as partes.

Mostre ao seu cliente a necessidade de confeccionar materiais sobre o mesmo produto e multiplataformas, com conteúdos adaptados para cada rede. Criar estratégias de pacotes, além de aumentar o valor do seu serviço, garante fidelização daquele cliente que inicialmente contatou para um vídeo único.

Assim, mais clientes da marca terão acesso ao produto e você cria vitrines para o seu trabalho.

Em uma loja de roupas, por exemplo, você pode sugerir pacotes de vídeo categorizados por estação do ano, gênero, tamanho, vídeos curtos para reels no Instagram e mais longos para site e Youtube e até consultoria de enquadramento e edição simples no celular do cliente, quando o próprio precisar criar vídeos no dia a dia.

Eventos

A categoria de eventos ainda é uma das mais propícias a fechar negócios com trabalhos de vídeo. Aplicando a ideia de pacotes, um único evento pode ter produções de antes, durante e depois.

De eventos grandes como shows a particulares como festas de casamento, o conteúdo em vídeo gera mais engajamento, traz mais clareza às informações, passam maior credibilidade e facilitam o compartilhamento.

Você pode oferecer aos eventos pacotes com depoimentos do público, vídeos com o convite do artista ou anfitrião, montagem da estrutura para divulgação prévia… Palestras, coachings, festas infantis, enfim, grande é o catálogo neste ramo.

Fique atento às agendas e ofereça.

Bancos de Imagens

Uma das formas mais fáceis de iniciar a carreira na produção de filmes, é verificar o próprio drive em busca por projetos anteriores. Sabe aquele vídeo que “sobra” e que na maioria dos casos não é aplicado a nenhum trabalho?

Pois bem. Se você tem direitos autorais para usar clipes antigos ou por tempo indeterminado, pode conseguir valores vendendo trechos ou inteiros em plataformas de bancos de dados, como a Shutterstock.

Se porventura você não tiver nenhum take de estoque considere filmar exclusivamente para este fim.

Caso necessário, convide modelos (com autorização de uso de imagem, sempre) e faça pequenos roteiros do dia a dia.

Em situações pessoais também é possível criar boas imagens para produção de banco de dados. Mantenha a câmera ativa durante sua rotina, use o tempo livre para visitar locais que te inspiram, e enquanto estiver na estrada, grave algumas cenas. Fica a dica: "filmes de viagens" é uma das categorias mais populares.

Concluindo, não falta mercado para este profissional cada vez mais requisitado. Invista em editores que garantem produções impecáveis e busque clientes sempre que necessário.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Samae contrata estagiários de ensino superior

O período de inscrições é de 23 de maio a 3 de junho de 2022, via e-mail karina@samaejs.com.br
Samae contrata estagiários de ensino superior
Geral

Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá

A programação preparada para essa volta foi pensada em todas faixas etárias, desde a primeira infância até adolescentes e adultos, com temas bem variados
Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá
Geral

Marisol completa 58 anos de atuação e mira para um futuro ainda mais tecnológico e inovador

A empresa, voltada ao público infantil, também investe em projetos sociais que promovem o desenvolvimento, a educação e o estímulo às individualidades das crianças
Marisol completa 58 anos de atuação e mira para um futuro ainda mais tecnológico e inovador
Geral

Prefeitura viraliza com publicação sobre 'banho facultativo' por conta do frio

Postagem foi feita na quarta-feira (18)
Prefeitura viraliza com publicação sobre 'banho facultativo' por conta do frio
Ver mais de Geral