dengue 2
Geral

Violência contra o idoso é tema de palestra no Centro de Convivência

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial, de janeiro a maio deste ano, 28 casos de idosos que sofreram algum tipo de violência

17 Jun 2019 - 06h00Por Da Redação

Um evento agendado para esta segunda-feira (17), a partir das 14 horas, no Centro de Convivência, marca a passagem do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra o Idoso – instituído em 15 de junho. “Direitos da pessoa idosa” e “Violência física, econômico-financeira, patrimonial e psicológica” serão os temas abordados em palestra do presidente da OAB de Jaraguá do Sul, Gustavo Pacher. Promovido por meio de uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Secretaria de Assistência Social e Habitação, o evento é aberto à participação da comunidade em geral. Os interessados devem se inscrever, ligando para 3370-7562 (Centro de Convivência).

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial, Maria Andréia Stanck, de janeiro a maio deste ano, 28 casos de idosos que sofreram algum tipo de violência, seja física, psicológica, maus tratos, abandono, exploração financeira foram atendidos pela Secretaria de Assistência Social, nos Centros de Referência de Assistência Social. Já em 2018 houve o registro de 48 ocorrências. Ela lembra que a série histórica desse levantamento iniciou em 2014, quando aconteceram 137 atendimentos. Nos anos seguintes, foram 71, 60 e 64 casos em 2015, 2016 e 2017, respectivamente.

SERVIÇOS DE PROTEÇÃO – A Secretaria de Assistência Social, por meio dos Creas Baependi e Nova Brasília, realiza dois serviços que envolvem proteção dos idosos: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
Maria Andreia explica que o Paefi é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. No caso dos idosos, atende quem sofre violência física, psicológica e negligência e esteja em situação de abandono, por exemplo. Já o Serviço de Proteção Social Especial Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias oferece atendimento especializado a famílias com pessoas deficientes e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, como: exploração de imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, entre outras.

DENÚNCIAS – A gerente de Proteção Social Especial orienta que denúncias sobre violação de direitos dos idosos devem ser feitas ligando para Disque 100 ou para a Ouvidoria da prefeitura jaraguaense (0800-6420156). Também podem ser encaminhadas ao Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (secretaria executiva – 3274-2772) ou à Promotoria Pública (3270-3407).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
 

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral