dengue
Debate

VIII Seminário de Inclusão será no dia 29 de agosto em Corupá

20 Ago 2012 - 22h56

A Secretaria Municipal de Educação de Corupá em parceria com o Caeco (Centro de Atendimento Especial de Corupá) promovem o VIII Seminário de Inclusão, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente de 21 a 28 de agosto. O tema deste ano é "Em busca de igualdade. Estamos aqui! Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades."


O seminário será no dia 29 de agosto (quarta-feira), no auditório da Secretaria de Educação, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. No período matutino será exibido um filme sobre o tema inclusão, seguido de debate e no período vespertino acontece a socialização dos atendimentos realizados pelo Caeco, nas escolas da rede municipal de educação. Em Corupá, aproximadamente 33 alunos são atendidos pela educação inclusiva, sendo 18 da rede municipal e 15 da rede estadual. Estes alunos têm garantido por lei um "segundo professor", de acordo com a deficiência, para auxiliar na aprendizagem. A educação inclusiva está contemplada no artigo 4º da LDB, item III, "Garantir atendimento especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede de ensino".

Muitos estados e municípios se organizam anualmente para fazer as adaptações físicas e  pedagógicas adequadas as necessidades dos alunos. Em Corupá, desde o ano 2005, a Secretaria de Educação em parceria com o Caeco, organizam o Seminário de Inclusão, objetivando multiplicar conceitos e valores, que contribuam na melhoria da aprendizagem dos alunos, com necessidades educativas especiais. A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos e depende da definição de políticas públicas, traduzidas nas ações institucionalmente planejadas, implementadas e avaliadas.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Mobilização - Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.


No ano de 2012, a proposta é uma reflexão sobre o tema da igualdade social, muito difundido por movimentos de classes e minorias étnicas, mas também é pauta das questões que envolvem defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha a coragem de ser diferente". O atual paradigma orientador da luta por direitos preconiza uma sociedade para todos que garantia um desenvolvimento positivo dos sujeitos, então nesta perspectiva a deficiência seria eliminada, pois cada sujeito estaria atendido em suas necessidades e teria garantiria de seu crescimento.

Para isso é necessário acabar com as barreiras que estigmatizam as deficiências e não abrem espaços para o desenvolvimento de habilidades e competências, fortalecendo os movimentos sociais de defesa de direitos, o investimento na criação de locais especializados no atendimento e prestação de serviços para este público, levando-se em consideração a especificidade de cada deficiência e o investimento no monitoramento das políticas públicas nos estados e municípios.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral