domingo, 26 de maio de 2019 - 23h07
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Piermann - Maio
Geral

Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul orienta sobre higienização de frutas, legumes e hortaliças

Órgão não proíbe o uso de rodelas de limão em bebidas, desde que cumpridas as normas sanitárias

16 Mai 2019 - 14h16Por PMJS
Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul orienta sobre higienização de frutas, legumes e hortaliças - Crédito: Patrick Titz/PMJS Crédito: Patrick Titz/PMJS

A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul orienta a população e os estabelecimentos que comercializam bebidas a respeito do uso da rodela de limão e sobre a higienização de frutas e verduras. Conforme a Resolução da Anvisa nº 216/2004, os produtos precisam passar por dois processos de higienização para ficarem adequados ao consumo: um é a limpeza com água corrente para retirada de sujeiras, terra, insetos. A assistente de Vigilância em Saúde, Camila Fernandes, complementa que, nessa etapa, deve-se jogar fora partes estragadas, como por exemplo, folhas velhas de um pé de alface. A segunda etapa é a de colocar a hortaliça ou legume de molho com água sanitária. A medida é de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. A imersão na água com hipoclorito de sódio serve para desinfecção do alimento, livrando ele de micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde.

“Passando pela higienização adequada e sendo cortado imediatamente antes do uso, as rodelas de limão em um suco ou bebida alcoólica são permitidas pela Vigilância Sanitária, ao contrário do que a população em geral tem divulgado”, rebate Camila. A assistente ainda orienta que, quando descascados ou cozidos, os legumes e frutas não precisam passar pelo processo do molho e sim somente pela limpeza com água corrente.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Odontocop - Maio