CMJS - Novembro
Geral

[VÍDEO] Tombamento histórico do Rio da Luz será revisto, afirma presidente do IPHAN

Muitos moradores alegam que as regras rígidas para intervenções nas propriedades inviabilizam muitos negócios

02 Set 2019 - 10h08Por Janici Demetrio
[VÍDEO] Tombamento histórico do Rio da Luz será revisto, afirma presidente do IPHAN - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em vídeo que circula nas redes sociais, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, confirmou a informação já antecipada pela Rádio Jaraguá em maio deste ano, sobre a revisão da portaria 69/2017, que trata das regras para o tombamento de parte da área rural do bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, como patrimônio histórico e paisagístico nacional.

No vídeo, Kátia diz que a revisão deve ser entregue o quanto antes.

Essa reavaliação é um procedimento normal que ocorre a cada dez anos em áreas tombadas.Várias possibilidades e sugestões são consideradas nesta reavaliação, inclusive a retirada da área de entorno, da lista de critérios mais rígidos.

O tombamento histórico do bairro Rio da Luz, que preservou as características da região, porém dificultou o desenvolvimento do bairro, ainda gera discussão. Muitos moradores alegam que as regras rígidas para intervenções nas propriedades inviabilizam muitos negócios. Obras de restauro ou ampliações também precisam seguir a normas estabelecidas pelo IPHAN.

Mas está em revisão a portaria 69/2017, que trata das regras para o tombamento de determina região do bairro e da área de entorno.

Em contato via aplicativo, o prefeito de Jaraguá, Antídio Lunelli, disse que o tombamento histórico do bairro Rio da Luz, dificultou o desenvolvimento do bairro. E que a revisão da medida ocorre por conta de uma parceria entre o órgão federal e o Município.

E que desde o início do mandato se empenhou para fazer as alterações, pois até a Prefeitura tem dificuldades de executar os serviços que ali são necessários, como a conservação das estradas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Incêndio atinge confeitaria tradicional de Joinville

Na madrugada desta quarta-feira (20), um incêndio atingiu uma confeitaria na região central de Joinville.
Incêndio atinge confeitaria tradicional de Joinville
Saúde

Primeira turma do Projeto Guardião 60+ recebe certificado nessa quarta, em Jaraguá

A cerimônia deverá reunir cerca de 200 convidados, entre autoridades municipais, representantes dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul (BVJS) e familiares dos formandos
Primeira turma do Projeto Guardião 60+ recebe certificado nessa quarta, em Jaraguá
Jaraguá do Sul

Ponte de acesso à RI 069, no Molha, ficará interditada nos dias 20 e 21

O motivo é a construção dos chamados pontos de visita, que são estruturas que abrigam os registros da nova rede de água que está sendo implantada no bairro
Ponte de acesso à RI 069, no Molha, ficará interditada nos dias 20 e 21
Geral

Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global

O tema foi debatido nesta quarta-feira (13) em workshop da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília
Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global
Ver mais de Geral