Geral

[VÍDEO] Tombamento histórico do Rio da Luz será revisto, afirma presidente do IPHAN

Muitos moradores alegam que as regras rígidas para intervenções nas propriedades inviabilizam muitos negócios

02 Set 2019 - 10h08Por Janici Demetrio
[VÍDEO] Tombamento histórico do Rio da Luz será revisto, afirma presidente do IPHAN - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em vídeo que circula nas redes sociais, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, confirmou a informação já antecipada pela Rádio Jaraguá em maio deste ano, sobre a revisão da portaria 69/2017, que trata das regras para o tombamento de parte da área rural do bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, como patrimônio histórico e paisagístico nacional.

No vídeo, Kátia diz que a revisão deve ser entregue o quanto antes.

Essa reavaliação é um procedimento normal que ocorre a cada dez anos em áreas tombadas.Várias possibilidades e sugestões são consideradas nesta reavaliação, inclusive a retirada da área de entorno, da lista de critérios mais rígidos.

O tombamento histórico do bairro Rio da Luz, que preservou as características da região, porém dificultou o desenvolvimento do bairro, ainda gera discussão. Muitos moradores alegam que as regras rígidas para intervenções nas propriedades inviabilizam muitos negócios. Obras de restauro ou ampliações também precisam seguir a normas estabelecidas pelo IPHAN.

Mas está em revisão a portaria 69/2017, que trata das regras para o tombamento de determina região do bairro e da área de entorno.

Em contato via aplicativo, o prefeito de Jaraguá, Antídio Lunelli, disse que o tombamento histórico do bairro Rio da Luz, dificultou o desenvolvimento do bairro. E que a revisão da medida ocorre por conta de uma parceria entre o órgão federal e o Município.

E que desde o início do mandato se empenhou para fazer as alterações, pois até a Prefeitura tem dificuldades de executar os serviços que ali são necessários, como a conservação das estradas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Depois de 200 anos, jabutis voltam ao Parque Nacional da Tijuca no Rio

É a terceira espécie reintroduzida no local desde 2010 pelo Refauna
Depois de 200 anos, jabutis voltam ao Parque Nacional da Tijuca no Rio
Economia

Seguradora diz ter recebido 386 mil pedidos de restituição do Dpvat

Prazo para pedir valor pago a mais acaba no fim do exercício de 2020
Seguradora diz ter recebido 386 mil pedidos de restituição do Dpvat
Geral

Brasileiro não precisa mais de visto para visitar o Catar

Brasil e Catar vão permitir que seus habitantes permaneçam em território sem visto de entrada por um período máximo de 90 dias por 12 meses
Brasileiro não precisa mais de visto para visitar o Catar
Mundo

Incêndio: Austrália vai investir 1,24 bilhão na indústria do turismo

Morrison explicou que pretende dar "um grande impulso" à indústria turística, mas disse que o plano será detalhado na próxima semana
Incêndio: Austrália vai investir  1,24 bilhão na indústria do turismo
Ver mais de Geral