GNet
Caraguá
Geral

[VÍDEO] Defesa Civil avalia estragos causados pelas chuvas em Jaraguá do Sul

Até esta segunda-feira (10) pelo menos 16 municípios haviam registrado ocorrências de deslizamentos, alagamentos ou quedas de árvore

10 Fev 2020 - 15h31Por Sérgio Luiz / Jotha Santos
[VÍDEO] Defesa Civil avalia estragos causados pelas chuvas em Jaraguá do Sul - Crédito: Sérgio Luiz Crédito: Sérgio Luiz

Municípios do Norte catarinense e do Vale do Itajaí ainda contabilizam os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. Até esta segunda-feira (10) pelo menos 16 municípios haviam registrado ocorrências de deslizamentos, alagamentos ou quedas de árvore. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, Guaramirim e Garuva permaneciam em alerta.

Jaraguá do Sul também está em estado de atenção para deslizamentos. De domingo a segunda-feira, foram mais de 50 ocorrências. Entre os casos mais graves estão os deslizamentos de terra. No bairro Czerniewicz, duas casas foram atingidas na região da Tifa da Pólvora. Os moradores foram orientados a sair de casa como medida de precaução. 

O repórter Sérgio Luiz esteve no local e conversou com a moradora da casa, dona Salete.  


A geóloga da Defesa Civil, Germaine Aline Bernhardt, comentou sobre a avaliação feita no local. 

Situação parecida aconteceu no Jaraguá 84. Duas residências foram atingidas e os moradores se abrigaram com familiares.  Outras ocorrências envolveram quedas de árvores e alagamentos. O nível do rio Jaraguá chegou a ficar 3,20 metros acima do nível normal, enquadrado como alerta.  
De pontos de alagamentos, 15 foram contabilizados como nas proximidades da Católica, no Vieira e na Pastor Albert Schneider. As erosões também causaram prejuízos.  Segundo o secretário de Obras, Onésimo Sell, os impactos foram bastante minimizados pelas obras de prevenção tanto da Defesa Civil quanto da Secretaria de Obras. Ele cita como exemplo os bairros como Vila Lalau, Vila Lenzi, Ilha da Figueira, Centro e Santo Antônio que tradicionalmente eram bastante atingidos e que agora sofrem menos impactos das enxurradas. 

Moradores questionaram sobre como obter a documentação necessário para fazer algum tipo de intervenção, pois as dúvidas são muitas. O diretor da Defesa Civil, Hideraldo Colle explica. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Caraguá

Matérias Relacionadas

Geral

Mãe de presidente Bolsonaro morre aos 94 anos

"Que Deus a acolha em sua infinita bondade", disse o presidente.
Mãe de presidente Bolsonaro morre aos 94 anos
Geral

Morre a cantora Elza Soares, aos 91 anos

Cantora faleceu no Rio de Janeiro
Morre a cantora Elza Soares, aos 91 anos
Geral

Bairros de Guaramirim ficam sem energia

Moradores relatam quedas frequentes de energia desde segunda-feira (17).
Bairros de Guaramirim ficam sem energia
Geral

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 22 milhões

Próximo sorteio será no sábado
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 22 milhões
Ver mais de Geral