Legislativo
Vereadores se despedem na última sessão do ano
A sessão desta quinta-feira, 20, marcou o encerramento das atividades parlamentares e da legislatura 2009-2012 na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os vereadores aproveitaram o momento para fazer suas considerações sobre os mandatos e o Poder Legislativo.
Jaime Negherbon, eleito vice-prefeito, disse ter aprendido muito durante os oito anos em que esteve na Casa de Leis, em seus dois mandatos, marcados pela defesa intransigente de obras e melhorias para a comunidade. "Vou sentir saudades do Poder Legislativo. Agora a responsabilidade vai aumentar à frente do Executivo. Pode ter certeza que vou me esforçar ao máximo, pois sou de muito trabalho. As portas estarão abertas na Prefeitura", declarou.
[jwplayer mediaid="66395"]
Justino da Luz lembrou que houve alguns duros embates entre os próprios parlamentares, "mas sem perder a ternura e o respeito". Para Jean Leutprecht, a atuação legislativa é muito importante, sobretudo no que diz respeito a função fiscalizatória, no sentido de fiscalizar as ações do Executivo e de apontar os problemas que a cidade enfrenta.
[jwplayer mediaid="66389"]
Leutprecht também defendeu a independência dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - para o processo democrático e disse eu os vereadores, cada um no seu perfil, procurou desempenhar o seu papel da melhor forma possível.
"Nem sempre isto é entendido pela população, pelo Executivo, pela imprensa, pela comunidade como um todo. Nossa função, estando no governo ou na oposição, é alertar para que o governo não cometa erros. Deixo com sugestão aos próximos vereadores, dentro da experiência que temos, que independente de posição política auxiliem o prefeito a errar menos, pois a administração pública é complexa", comentou.
[jwplayer mediaid="66391"]
Na mesma linha, Possamai complementou dizendo que a diferença entre a oposição é que esta externa as críticas publicamente. "E quem está na situação também, porém não da tribuna", comentou, em referência às divergências com a administração no período em que esteve na liderança do governo.
"A Câmara é uma instituição, os vereadores passam. A mesma coisa a gestão pública. A Prefeitura deve continuar o trabalho, tem de olhar para frente. Infelizmente não está havendo uma transição, que não deveria nem ser formalizada. Uma coisa absurda do ponto de vista de gestão. É tão natural deixar a casa em dia para quem entra", comentou o vereador, que agradeceu o convite ao prefeito eleito Dieter Janssen e Jaime Negherbon para assumir a Secretaria de Saúde.
[jwplayer mediaid="66387"]
Os vereadores também agradeceram aos seus assessores e equipe de funcionários da Câmara.
Presidente faz pronunciamento final
O presidente da Câmara, Francisco Alves, também fez seu pronunciamento final, agradecendo a oportunidade que lhe foi conferida, tanto como vereador, como por estar à frente do Legislativo.
Alves relatou algumas ações do ponto de vista da participação e da transparência que marcaram a legislatura. Entre elas, destacou a implantação do PPA Participativo, iniciativa pioneira, "abrindo espaço em audiências públicas para participação da comunidade na construção do planejamento do município para os próximos quatro anos".
[jwplayer mediaid="66393"]
Também destacou a transmissão das sessões ao vivo pela internet, a reformulação do site para atender a Lei de Acesso à Informação e os projetos de cidadania, como o Câmara.Com Você e o Vereador Mirim. "Enfim, uma série de iniciativas institucionais, além do trabalho de análise e votação das leis e proposições", continuou.
Por fim, o presidente desejou a todos um abençoado Natal, e um Ano Novo próspero, e sucesso nos seus mandatos aos vereadores da legislatura seguinte, assim como ao prefeito e vice-prefeito.
A Câmara de Vereadores encerra, a partir de hoje, o período legislativo, conforme reza o artigo 24 da Lei Orgânica Municipal. O Poder Legislativo seguirá o ponto facultativo da Prefeitura, dos dias 24 a 28 de dezembro. A partir do dia 2 de janeiro, com a maioria dos funcionários em férias coletivas, atenderemos em regime de plantão, tanto por telefone como demandas presenciais. O retorno dos trabalhos será dia 1º de fevereiro, com a primeira sessão prevista para o dia 5, terça-feira.