dengue 2
Câmara de Vereadores

Vereadores prestam homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Solenidade ocorreu nesta quinta-feira dia 7, um dia antes da data oficial

08 Mar 2019 - 10h15Por CMJS

Todos os anos a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza a sessão de homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Em 2019 a solenidade ocorreu nesta quinta-feira dia 7, um dia antes da data oficial.

Em seu discurso, o presidente da Casa de Leis, Marcelindo Gruner (PTB), lembrou do histórico de lutas das mulheres durante o século XX e ressaltou que os homens devem tomar como aprendizado as atitudes que elas tiveram ao ocupar o seu espaço na sociedade atualmente. Gruner enviou felicitações a todas as mulheres e pediu que elas se sentissem homenageadas nesta solenidade do Legislativo jaraguaense.

Representando as homenageadas, Irmã Zenaide lembrou das palavras do Papa Francisco quando disse que, “para entender uma mulher, antes é necessário sonhá-la e amá-la, porque a mulher é um dom de Deus capaz de trazer harmonia à criação. É a mulher que nos ensina a acariciar, amar com ternura e fazer do mundo uma coisa bela”.

Durante a solenidade, no plenário da Câmara Municipal, foram homenageadas 11 mulheres, indicadas pelos 11 vereadores, que tiveram destaque pelo trabalho realizado no município. São elas:
 
Vanda Sohn Prestini: indicada pelo vereador Anderson Kassner, participou, por 25 anos, da organização da comemoração litúrgica católica Corpus Christi, preparando os tapetes para a procissão pelas vias públicas. Como catequista, Wanda voluntariamente dedicou-se a doutrinação dos jovens durante 15 anos.
 
Irmã Zenaide Araújo: indicada pelo vereador Marcelindo Gruner, pertence à Família Religiosa da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada em dois de agosto de 1974, pelo Padre Aloísio e a Irmã Neide Emília Girolla. Completa 45 anos do chamado a vida consagrada. Como filha espiritual de Padre Aloísio, sente-se grata pelos ensinamentos espirituais recebidos. Há mais de 12 anos trabalha como voluntária na parte social e religiosa, nas entidades terapêuticas Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing e Novo Amanhã.
 
Márcia Jucéli Pietrowski Bobrowicz: indicada pelo vereador Arlindo Rincos, há 22 anos dedica-se à educação. Já atuou na Educação Infantil, alfabetização, ensino fundamental, ensino médio, como apoio pedagógico, assistente técnico pedagógico e direção escolar. Em Jaraguá do Sul, trabalhou na comunidade do Bairro Três Rios do Norte. Hoje atua como Assistente Técnico Pedagógico na EEB Elza Granzotto Ferraz, na comunidade de Santa Luzia e como diretora na EMEB Ribeirão Cavalo no bairro Braço do Ribeirão Cavalo, onde está desde 2012.
 
Lidevina Diemon Zapella: escolhida pelo vereador Celestino Klinkoski, começou sua vida profissional trabalhando na Malharia Marquardt, hoje Marisol, posteriormente trabalhou na Indústria e Comércio Wolfgang Weege, atual Malwee Malhas. Ao final de sua carreira, trabalhou por muitos anos no Grêmio Esportivo Juventus, como cozinheira preparando refeições gostosas aos jogadores profissionais do Moleque Travesso. Ainda teve tempo para praticar o bem, em meados de 2000, juntamente com seu esposo Daniel, apareceu no Jornal Nacional recolhendo roupas usadas e distribuindo aos pobres.
 
Cristina Pretti: indicada pelo vereador Pedro Garcia, aposentada pelo Estado, atuou na E.E.B. Professora Valdete Inês Piazera Zindars como arte-educadora onde participou do processo de implantação da Escola de Período Integral e recebeu 14 premiações com seus alunos, dentre eles, 4 estaduais e 5 nacionais. Realizou vários projetos pelas leis de incentivo à cultura municipal e estadual. Como artista plástica, tem 49 exposições coletivas e 1 individual.
 
Inês Kanzler: indicada pelo vereador Ademar Winter, em 1998 iniciou sua vida no voluntariado participando da associação de moradores AMBRILUZ. Em 1999, foi presidente da OASE e do Grupo Flox, entre 2005 e 2006 foi voluntaria do Grupo da Terceira Idade Rio Da Luz Vitória. No ano de 2006 participou do Grupo de Diaconia na Comunidade Cristo Salvador e em 22 de março de 2007 fundou o Grupo Da Terceira Idade Apóstolo Paulo Rio Da Luz II, do qual é coordenadora há 12 anos frente a entidade.
 
Leani Boshammer Marquardt: indicada pelo vereador Eugênio José Juraszek, nasceu e cresceu na agricultura. Ao lado de seu esposo trabalha na bananicultura e em orgulho de sua profissão. De forma voluntária participa da Comunidade Luterana São Lucas. Ativa no grupo feminino OASE, contribui no estudo bíblico, grupo de bolão, coordena o grupo de canto e atualmente também preside a Comunidade.
 
Leoni Krawulski: indicada pelo vereador Isair Moser, em 1964 finalizou o curso Técnico de enfermagem obstétrica (parteira). Chegou em Jaraguá do sul no dia 06 de janeiro de 1965. Durante 31 anos trabalhou no Hospital e Maternidade São José e 06 anos no Hospital e Maternidade Jaraguá. Durante este período de trabalho e serviço prestado a comunidade, realizou cerca de 15 mil partos.
 
Maria Gonçalves Voigt: indicada pelo vereador Jackson Ávila, em 1971 chegou em Jaraguá do Sul e em 1977 passou no concurso para servente no tribunal de Justiça de SC. Em 2006, inscreveu-se no Grupo da Terceira Idade da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Ilha da figueira, virou secretária financeira e ombro amigo para todos, além de participar como atleta nos jogos abertos.
 
Marli Seibert Hellwig: indicada pelo vereador Jaime Negherbon, iniciou sua vida ministerial em 1992 como pastora da IECLB na Paróquia Evangélica de Taquaras no município de Rancho Queimado- SC. Em 2010 assumiu a Paroquia Evangélica de Confissão Luterana na Barra do Rio Cerro. Atuando há 9 anos de forma incansável atende a paroquia com suas quatro comunidades e 3.500 membros. Em todas as igrejas teve que desbravar e conquistar seu espaço como ministra religiosa, já que sempre foi a primeira mulher pastora. Houve resistências e barreiras, mas com competência e coragem, conseguiu desenvolver seu trabalho e cativar pessoas.

Rosecleia Ferreira: indicada pelo vereador Ronaldo de Souza, natural de Araquari, chegou a Jaraguá do Sul aos seis anos.Estudou no Colégio Abdon Batista e depois trabalhou em diversas empresas da região. Trabalha há mais de 12 anos na Pastoral da Sobriedade e semanalmente reúne-se com os demais voluntários para avaliar os trabalhos e organizar o grupo. Foi presidente da associação de seu bairro, desta forma, auxiliou em melhorias que beneficiaram a comunidade local. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral