Geral

Vereador sugere cinerário como solução para falta de espaço em cemitérios de Jaraguá

O cinerário é um local onde é possível guardar as cinzas resultantes do processo de cremação

01 Fev 2022 - 18h08Por Janici Demetrio
Vereador sugere cinerário como solução para falta de espaço em cemitérios de Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Jonathan Reinke (Podemos) quer que a Prefeitura de Jaraguá do Sul construa um cinerário público no município. Por isso, ele fez uma indicação legislativa, aprovada na sessão desta terça-feira (1°) na Câmara Municipal. O cinerário é um local onde é possível guardar as cinzas resultantes do processo de cremação. Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é auxiliar nas demandas de espaço para sepultamento nos cemitérios, criando um local público único para que aqueles que optam pela cremação possam dar destinação às cinzas do seu ente. 

Conforme dados do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), entre 8% a 9% dos mortos no país já são cremados e a tendência é que esse número aumente. Reinke argumenta que os espaços nos cemitérios convencionais estão cada vez mais escassos e que é preciso que a cidade se prepare para o futuro, quando esses locais serão ainda mais raros e a população, em contrapartida, cada vez maior. 

A falta de espaços em cemitérios de Jaraguá do Sul já foi tema de debate na Câmara Municipal em 2021, quando o vereador Osmair Gadotti (MDB) fez uma indicação pedindo ao Executivo a compra de mais um terreno para implantação de um novo cemitério. 

Na época, Gadotti afirmou que o assunto é polêmico e que precisa ser discutido com cuidado. As polêmicas giram em torno de questões sociais, culturais e ambientais. Sociais porque, em muitos bairros, os moradores não querem ter um cemitério por perto. Culturais porque, como afirma Gadotti, nem todo mundo gostaria de ser cremado, mas sim enterrado. E ambientais, já que um dos impedimentos para ampliação dos cemitérios e a construção de novos é o licenciamento ambiental, que regula construções que impactam de alguma forma os recursos naturais. 

A indicação de Reinke, assim como a de Gadotti, foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e enviada ao Executivo para análise. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Bebê esquecido dentro de carro em Canoinhas morreu por calor excessivo, aponta laudo

O bebê ficou dentro do veículo por cerca de 5 horas
Bebê esquecido dentro de carro em Canoinhas morreu por calor excessivo, aponta laudo
Geral

Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição

Barco estava à deriva em um rio na região de Salgado
Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Jaraguaense Maitê Martins é primeiro lugar em Festival da Canção Entre Rios

Competição de nível estadual ocorreu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Maitê foi premiada na categoria infantil
Jaraguaense Maitê Martins é primeiro lugar em Festival da Canção Entre Rios
Ver mais de Geral