transito
Geral

Vereador Almeida apela para a construção da "Casa do Autista", em Jaraguá do Sul

O parlamentar conheceu de perto o maior Complexo Neurossensorial da América Latina, em Balneário Camboriú.  

20 Mar 2025 - 19h50Por Janici Demetrio
Vereador Almeida apela para a construção da "Casa do Autista", em Jaraguá do Sul - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida realizou uma visita institucional à “Casa do Autista” de Balneário Camboriú na quarta-feira (19). O objetivo é implantar este modelo de atendimento para famílias no Município de Jaraguá do Sul. 

Segundo Almeida, o local é um centro público especializado no diagnóstico e no tratamento do Transtorno do Espectro Autista. É o maior da América Latina. Durante a visita, ele conheceu de perto as instalações e o trabalho desenvolvido no complexo que conta com o maior jardim neurossensorial, um ambiente único que se tornou referência no país. 

“A Casa do Autista possui mais de 55 profissionais altamente capacitados, incluindo neurologistas, psicopedagogos e assistentes sociais, que acompanham 150 crianças com autismo.”, destacou o parlamentar.

De acordo com o vereador, a Casa do Autista oferece atividades que favorecem a inclusão e o desenvolvimento das crianças e adultos autistas, criando um ambiente de aceitação e compreensão, sem julgamentos.

LEIA TAMBÉM: Mulher fica ferida em acidente entre dois veículos

Inspirado pela experiência, Almeida apresentou na sessão desta quinta-feira (20) uma moção solicitando ao prefeito de Jaraguá do Sul que estude e viabilize a criação de um centro especializado no município. 

"Precisamos com urgência de um centro especializado para atender essas crianças de maneira contínua e humanizada, como o que existe em Balneário Camboriú. A espera prolongada por tratamento prejudica o desenvolvimento delas e gera ainda mais sofrimento às famílias", destacou o vereador Almeida.

Falta de diagnóstico
Jaraguá do Sul enfrenta uma grave situação com a alta demanda por diagnóstico e tratamento de TEA. Atualmente, a cidade tem uma média de 50 novos diagnósticos por mês, mas a fila de espera ultrapassa as 700 crianças, das quais cerca de 200 aguardam tratamento pós-diagnóstico, enfrentando sérias dificuldades de acesso a terapias essenciais.

Além disso, Almeida destacou que a Casa do Autista de Balneário Camboriú foi viabilizada com recursos do Fundo da Criança e do Adolescente, demonstrando que é possível encontrar alternativas para financiar o projeto.

“Precisamos conhecer boas iniciativas em outros municípios e trazer para Jaraguá do Sul aquilo que já está dando certo. O nosso município tem estrutura e capacidade financeira para oferecer esse atendimento. Agora, precisamos de vontade política para tornar isso realidade”, concluiu.

A Moção segue agora para análise do Prefeito.

Matérias Relacionadas

Geral

Sol Sports faz feirão com 70% de desconto a partir desta terça-feira (22)

Liquidação Total acontece até o dia 10 de maio
Sol Sports faz feirão com 70% de desconto a partir desta terça-feira (22)
Geral

(Vídeo) DNIT libera primeiro viaduto da BR-280 em Guaramirim

Estrutura beneficia cerca de 22 mil motoristas que passam pelo trecho diariamente
(Vídeo) DNIT libera primeiro viaduto da BR-280 em Guaramirim
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta terça-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Vaticano divulga primeiras imagens do velório do Papa Francisco

Portal Vatican News publicou vídeo do rito de constatação da morte na Capela Santa Marta
Vaticano divulga primeiras imagens do velório do Papa Francisco
Ver mais de Geral