Bombeiros Voluntários
Vento e tempo seco dificultam combates à incêndios na região
Ainda em Guaramirim, no bairro Nova Esperança, às 15h50, houve outra ocorrência semelhante, com menor área destruída. A fumaça intensa incomodou os moradores próximos a escola Carrossel. Dez bombeiros contaram com ajuda dos moradores para controlar as chamas, uma área íngreme.
Em Jaraguá, a corporação teve trabalho entre às 18h e 20h, período em que ocorreram cinco incêndios em vegetação e ao menos dois acidentes de trânsito. O primeiro foco ocorreu nas imediações da rua Wigando Meier, no Jaraguá 99. No mesmo horário, uma equipe foi deslocada para auxiliar os bombeiros voluntários de Guaramirim e Joinville.
O maior foco de incêndio em Jaraguá destruiu o equivalente a um campo de futebol, na rua Ovídio Spézia, no bairro Três Rios do Sul. O fogo começou por volta das 18h30 e foi controlado por cinco bombeiros que usaram quatro mil litros de água e abafadores.
Às 19h45, ocorreram focos na BR 280, próximo ao Condomínio Dante Minel e na rua Paulo Voltolini, na mesma região entre Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo.
Em Massaranduba, os bombeiros encaminharam um caminhão de combate para ajudar a corporação de São João do Itaperiú num incêndio de grandes proporções que destruiu um bananal e uma área de vegetação.
A suspeita é que na maioria dos casos o fogo foi provocado por pessoas, na intenção de queimar algum entulho, ou mesmo fumantes que jogaram pontas de cigarros acesas. No entanto, o tempo seco e os ventos de cerca de 30 quilômetros por hora ajudaram a propagar as chamas.
De acordo com a previsão meteorológica, os riscos de incêndio continuam nesta quinta-feira (15).