Geral

Venda de carros importados tem primeira queda após alta do IPI

12 Abr 2012 - 17h17

As vendas de carros importados no país apresentaram a primeira queda consolidada após o aumento em 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em dezembro.


O aumento do imposto foi anunciado pelo governo em setembro do ano passado para frear as importações de veículos e favorecer a produção local. À época, os importadores acusaram lobby da Anfavea (associação dos fabricantes de veículos). A Anfavea negou.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela Abeiva (associação dos importadores de veículos), em março foram vendidas 300 unidades (queda de 2,1%) a menos do que no mesmo período do ano passado.

O resultado no primeiro trimestre de 2012 também foi inferior ao obtido em igual período de 2011. Segundo os dados, a queda foi de 0,4%. No período, as vendas somaram 35.463 unidades.

"Embora pareça estável, podemos interpretar esse número como o início de uma queda geral prevista para este ano, caso nada mude com relação ao aumento do IPI de 30 pontos percentuais", disse o presidente da Abeiva e da Land Rover, Flavio Padovan.

Segundo a associação, a queda no trimestre só não foi maior porque as vendas em março compensaram o resultado de fevereiro, por ser um mês mais curto e com a incidência do Carnaval.


"O desempenho isolado do mês de março já era esperado, até porque tivemos em fevereiro um mês muito 'curto' com o Carnaval. Além disso, algumas das marcas associadas à Abeiva ainda tinham nas suas redes de distribuição, estoques de veículos com IPI anterior, ou seja, sem o impacto do aumento dos 30 pontos percentuais", disse Padovan.

Em relação ao novo regime automotivo brasileiro, anunciado no último dia 3 de abril, o presidente da Abeiva afirmou que vai aguardar a regulamentação e detalhamento das novas regras para, com mais clareza de alguns pontos, divulgar um pronunciamento oficial.

"De qualquer modo, já verificamos uma abertura para as empresas interessadas em investir no país e confiamos no bom senso do governo em flexibilizar a alta de 30 pontos percentuais do IPI para as marcas ainda sem", disse.

FOLHA.COM.BR

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Projeto pretende criar Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Domésticas

A redação do PL determina que o SINE de Jaraguá do Sul destine 10% das vagas mensais do mercado de trabalho para encaminhar mulheres do Regime Especial às entrevistas de emprego em Jaraguá
Economia

Seifert Óptica e Joalheria completa 35 anos em Jaraguá do Sul

Para falar um pouco sobre a trajetória da empresa, Guido e Gabriel Seifert participaram ao vivo do Diário da Jaraguá desta sexta-feira (16)

Seifert Óptica e Joalheria completa 35 anos em Jaraguá do Sul
Geral

Furão é resgatado em jardim de residência em Schroeder

Fato ocorreu na rua 3 de Outubro, no bairro Centro-Norte
Furão é resgatado em jardim de residência em Schroeder
Geral

Celebrações marcam os 15 anos da morte de Padre Aloísio Boeing

Padre Aloísio morreu no dia 17 de abril de 2006 e foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos
Celebrações marcam os 15 anos da morte de Padre Aloísio Boeing
Ver mais de Geral