GERAL

Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás

27 Mar 2019 - 12h36Por Lígia Formenti

Cinquenta parlamentares estão inscritos para falar durante a audiência do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez nesta quarta-feira, 27, na Comissão de Educação da Casa. Em dez minutos de discurso, o ministro provocou protestos da plateia, quando comparou o Brasil à Colômbia de 30 anos atrás.

"O que a Colômbia passou há 30 anos está passando o Brasil agora", disse o ministro, quando falou sobre a violência que estaria associada a drogas. "O Brasil está doente de uma doença chama crack, que está presente em 98% dos municípios", acrescentou, pouco depois de falar sobre segurança nas escolas e citar o atentado na cidade paulista de Suzano na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Nove pessoas morreram na escola e 11 ficaram feridas quando dois jovens encapuzados entraram na instituição, desferindo golpes com machados e atirando em funcionários e alunos - os agressores se mataram na ação.

O ministro defendeu a necessidade de se fortalecer a segurança nas escolas e citou o depoimento de uma mãe que perdeu um dos filhos na tragédia. Segundo relato de Vélez, a mãe teria dito que, se houvesse um segurança na porta, a tragédia dificilmente teria ocorrido.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) sugeriu que Vélez pedisse desculpas pela declaração feita à revista Veja de que brasileiros teriam "comportamento de canibais" em viagens ao exterior.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral