GERAL

Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás

27 Mar 2019 - 12h36Por Lígia Formenti

Cinquenta parlamentares estão inscritos para falar durante a audiência do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez nesta quarta-feira, 27, na Comissão de Educação da Casa. Em dez minutos de discurso, o ministro provocou protestos da plateia, quando comparou o Brasil à Colômbia de 30 anos atrás.

"O que a Colômbia passou há 30 anos está passando o Brasil agora", disse o ministro, quando falou sobre a violência que estaria associada a drogas. "O Brasil está doente de uma doença chama crack, que está presente em 98% dos municípios", acrescentou, pouco depois de falar sobre segurança nas escolas e citar o atentado na cidade paulista de Suzano na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Nove pessoas morreram na escola e 11 ficaram feridas quando dois jovens encapuzados entraram na instituição, desferindo golpes com machados e atirando em funcionários e alunos - os agressores se mataram na ação.

O ministro defendeu a necessidade de se fortalecer a segurança nas escolas e citou o depoimento de uma mãe que perdeu um dos filhos na tragédia. Segundo relato de Vélez, a mãe teria dito que, se houvesse um segurança na porta, a tragédia dificilmente teria ocorrido.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) sugeriu que Vélez pedisse desculpas pela declaração feita à revista Veja de que brasileiros teriam "comportamento de canibais" em viagens ao exterior.

Matérias Relacionadas

Geral

Samae fará ligação de água no loteamento Jaime Osmar Mann

Instalação será feita em no máximo 40 dias, segundo a Autarquia
Samae fará ligação de água no loteamento Jaime Osmar Mann
Geral

Parque de Eventos vai receber o nome de Ademar Frederico Duwe

Duwe, que faleceu na madrugada do dia 11 de março, aos 82 anos de idade, foi empresário e político de destaque em Santa Catarina, chegando a ser deputado estadual constituinte e vice-prefeito de Jaraguá do Sul
Parque de Eventos vai receber o nome de Ademar Frederico Duwe
Economia

ACIJS completa 83 anos e apresenta nova plataforma digital a associados e comunidade

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul ACIJS completa nesta terça-feira (22) 83 anos desde sua fundação em 22 de junho de 1938.
ACIJS completa 83 anos e apresenta nova plataforma digital a associados e comunidade
Geral

Campanha de Inverno da Celesc estimula o consumo consciente de energia 

A ação apresenta dicas para que a população economize na conta de luz, por meio de mudanças de hábitos diários que impactam no consumo
Ver mais de Geral