Séculus
Produção Agropecuária

Valor Bruto da Produção Agropecuária de Santa Catarina chega a R$ 21,4 bilhões

09 Dez 2015 - 19h30
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (07) pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca baseada na Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, produzida pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), que será lançada nesta quinta-feira (10), às 13h30, no auditório da Epagri em Florianópolis.

Segundo relatório do Cepa os produtos com maior crescimento do VBP foram a maçã, cebola, carne suína, soja e arroz. Mas o grande destaque vai para a pecuária, que em 2014 contribuiu com mais da metade do Valor Bruto da Produção da agropecuária catarinense. A carne de frango, item economicamente mais importante do setor agro de Santa Catarina, teve participação de 20% no valor total da produção da safra 2013/14.

A produção agropecuária apresentou um crescimento de 2,7% na safra 2013/14. Destaque para a carne suína que teve um crescimento de 6,5% na quantidade produzida e de 18% nos preços em 2014.  Em 2014, o valor da carne suína produzida em Santa Catarina aumentou em 25,6% em relação a 2013. Esse crescimento se deveu, em parte, à melhoria das exportações. Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, devido ao status sanitário diferenciado do estado, a carne suína e a carne de frango produzidas em Santa Catarina estão aptas a entrarem nos mercados mais exigentes do mundo. “Somos referência em sanidade animal e isso nos dá acesso aos melhores mercados consumidores do mundo”.

Também merece destaque o contínuo crescimento da produção de leite nos últimos anos, entre 2010 e 2014 o crescimento anual foi de quase 6%. Em 2014 a produção chegou a três bilhões de litros.  O secretário Sopelsa destaca a importância do apoio do Governo do Estado, combinado com a dedicação dos produtores rurais, para alcançar esse resultado. “Nos últimos cinco anos, investimos R$ 162 milhões na pecuária de leite do estado através dos Programas Terra-Boa, Juro Zero e de Fomento à Produção Agropecuária, além de financiamentos para aquisição de matrizes e reprodutores em feiras”.

Os pesquisadores do Cepa citam também o Valor Bruto da Produção das lavouras, que teve um crescimento médio anual de 9% nas quatro últimas safras. Esse importante desempenho foi puxado principalmente pela soja, que teve um aumento no VBP de mais de 140% no mesmo período. A cultura da soja teve uma grande expansão também na área cultivada, foram 27% nos últimos quatro anos, avançando sobre áreas antes dedicadas à produção de milho e feijão.

Nas lavouras permanentes, a safra de 2013/14 também teve excelentes resultados, com crescimento de 26% no valor produzido. Para esse resultado, tanto os preços quanto a quantidade produzida aumentaram em mais de 10%. A maior contribuição coube à cultura da maçã pelo forte crescimento na produção e nos preços praticados ao produtor.

A Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2014-2015, que será lançada esta semana, reúne os números da produção vegetal e animal, da aqüicultura e o desempenho do setor florestal no estado.

 
GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral