transito
GERAL

Vale/Siani: Empresa entende que Laranjeiras não oferece risco

12 Fev 2019 - 20h54Por Renata Batista

O diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani Pires, disse nesta terça-feira, 12, que "qualquer micro-anomalia" identificada nas barragens à montante da companhia em Minas Gerais pode "deflagrar distúrbios". A declaração foi feita na entrevista coletiva realizada hoje pela empresa, em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de remoção de moradores e funcionários e estruturas da própria mineradora de áreas de impacto nas barragens de maior risco.

"O apetite para risco está muito menor. Qualquer micro-anomalia pode deflagrar distúrbios", disse. "Nosso foco tem sido certificar que a mancha no entorno das barragens (áreas que podem ser atingidas) estão livres de risco", completou.

De acordo com Siani, embora no fim de semana a companhia tenha deflagrado um processo de remoção de moradores da área de impacto da barragem de Laranjeiras, no município de Barão de Cocais (MG), a Vale entende que não há risco na estrutura. Ele garantiu que a mineradora manterá o esforço para liberar a utilização da barragem, que está suspensa pela justiça, mas é essencial para operação da mina de Brucutu. "A Vale entende que Laranjeiras não oferece risco", disse.

Documentos anexados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Ação Civil Pública (ACP) contra a mineradora mostram que pelos menos outras cinco estruturas tinham avaliação de risco e impacto até maior que o da barragem I da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que rompeu em janeiro. O diretor frisou, porém, que todas as estruturas já estão inativas à exceção de Laranjeiras. "A companhia pretende se comportar de maneira exemplar em todos os aspectos dessa tragédia", garantiu.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral