dengue
GERAL

USP limita circulação de ciclistas esportivos em câmpus

29 Mai 2019 - 08h55Por Júlia Marques

A Universidade de São Paulo (USP) restringiu a circulação de ciclistas esportivos na Cidade Universitária, zona oeste paulistana. Eles só poderão pedalar na região durante três dias da semana, por apenas duas horas diárias. A restrição, diz a USP, não afeta ciclistas que usam a bicicleta como meio de locomoção no câmpus.

As mudanças foram publicadas nesta terça-feira, 28, em portaria da Prefeitura do Câmpus da Capital. O texto traz um manual e indica que o ciclista esportivo deverá se cadastrar no site da USP para obter um certificado. Essa identificação deve ser impressa e colada na bicicleta e no capacete.

Mesmo com o cadastro, o ciclista terá de cumprir horários mais rígidos. Só poderá circular terças, quintas e sábados, das 4h30 às 6h30. Em feriados, a prática fica proibida. Não serão permitidos treinos em grupos com mais de quatro ciclistas e a circulação pela Rua do Matão, via íngreme usada para treino de subida, continua vedada.

O manual prevê ainda que "não será permitido realizar a prática do ciclismo esportivo de maneira agressiva". Os ciclistas que descumprirem a regra poderão ser abordados pela Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária e ficam sujeitos a perder o certificado por período de até três anos.

A USP justifica a medida citando denúncias sobre o comportamento dos ciclistas. Em 2018 foram 13 ocorrências no câmpus, registradas pela Guarda Universitária, envolvendo o ciclismo, o que inclui quedas, colisões, atropelamentos e discussões. Este ano, houve um caso de agressão e a Ouvidoria recebeu 29 queixas contra ciclistas. A USP prevê campanhas educativas sobre as regras. Circulam pelo câmpus cerca de 100 mil pessoas por dia.

Não é a 1ª vez que a USP restringe o ciclismo esportivo. Em 2005, o veto ao esporte no câmpus nos dias de semana recebeu críticas, principalmente após a morte de dois ciclistas atropelados na Rodovia dos Bandeirantes, e as bicicletas voltaram ao câmpus. Em 2010, a USP voltou a limitar as bikes. Depois, em 2017, nova regra da reitoria fixou a necessidade de cadastro, mas os horários para circulação não estavam claros.

Crítica

Para o empresário Caetano Barreira, de 42 anos, que usa a USP para treino ciclístico, a medida "inviabiliza totalmente a prática". "Quem fala em treinar três vezes por semana não tem noção (da necessidade de treinos de um atleta)." A notícia, diz, foi recebida com críticas pelos grupos de ciclistas esportivos, que encontram poucos espaços seguros para a prática na capital. "As pessoas têm de ser capazes de conviver e a USP está limitando a convivência." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral