Unimed - Capa
Geral

Universidade Federal de SC adia o retorno às aulas no segundo semestre

25 Jul 2012 - 13h01

A reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de SC (UFSC) deciciu por unanimidade adiar o retorno às aulas. Previstas para serem retomadas em 6 de agosto, a volta às aulas ainda não têm data definida para acontecer devido a greve dos trabalhadores federais.

A divulgação da suspensão do retorno ocorre em meio a greve de servidores e professores federais. Os docentes estão paralisados desde o dia 11 de julho e os funcionários cruzaram os braços um mês antes.

A decisão do Conselho, formado por pró-reitores, representantes de centros de ensino, estudantes e da comunidade, foi tomada depois de alguns dados expostos pelas pró-reitorias e manifestações de alguns conselheiros.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Roselane Campos, ficou constatado problemas nas matrículas para o próximo semestre. Ontem, era o última dia para os estudantes fazerem os ajustes, mas não conseguiram. Além disso, nem todos os centros de ensino conseguiram lançar as notas, referentes ao primeiro semestre e as disciplinas de alguns cursos não chegaram a ser finalizadas.

Outro problema citado é sobre o processo de contratação de professores, que foi interrompido, por causa da greve dos servidores. Para o segundo semestre seriam necessários 86 docentes, entre substitutos e efetivos. Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária também estão com as atividades paradas, assim como parte dos serviços do Hospital Universitário.

Uma nova reunião do Conselho foi marcada para o dia 7, quando será feita uma análise da situação e dos eventuais avanços nas negociações dos grevistas com os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O adiamento do retorno às aulas ainda causa um problema no calendário acadêmico da maior universidade pública de Santa catarina, que precisará ser revisto.


Na tarde destra terça-feira, uma nova proposta de reajuste salarial foi apresentada aos docentes e agradou a categoria, mas ela precisa ser votada em assembleias. Os professores da UFSC não ainda têm data definida para a votação.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral