dengue 2
Geral

Universidade Federal de SC adia o retorno às aulas no segundo semestre

25 Jul 2012 - 13h01

A reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de SC (UFSC) deciciu por unanimidade adiar o retorno às aulas. Previstas para serem retomadas em 6 de agosto, a volta às aulas ainda não têm data definida para acontecer devido a greve dos trabalhadores federais.

A divulgação da suspensão do retorno ocorre em meio a greve de servidores e professores federais. Os docentes estão paralisados desde o dia 11 de julho e os funcionários cruzaram os braços um mês antes.

A decisão do Conselho, formado por pró-reitores, representantes de centros de ensino, estudantes e da comunidade, foi tomada depois de alguns dados expostos pelas pró-reitorias e manifestações de alguns conselheiros.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Roselane Campos, ficou constatado problemas nas matrículas para o próximo semestre. Ontem, era o última dia para os estudantes fazerem os ajustes, mas não conseguiram. Além disso, nem todos os centros de ensino conseguiram lançar as notas, referentes ao primeiro semestre e as disciplinas de alguns cursos não chegaram a ser finalizadas.

Outro problema citado é sobre o processo de contratação de professores, que foi interrompido, por causa da greve dos servidores. Para o segundo semestre seriam necessários 86 docentes, entre substitutos e efetivos. Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária também estão com as atividades paradas, assim como parte dos serviços do Hospital Universitário.

Uma nova reunião do Conselho foi marcada para o dia 7, quando será feita uma análise da situação e dos eventuais avanços nas negociações dos grevistas com os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O adiamento do retorno às aulas ainda causa um problema no calendário acadêmico da maior universidade pública de Santa catarina, que precisará ser revisto.


Na tarde destra terça-feira, uma nova proposta de reajuste salarial foi apresentada aos docentes e agradou a categoria, mas ela precisa ser votada em assembleias. Os professores da UFSC não ainda têm data definida para a votação.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral