Imobiliária Coralli
Geral

Universidade Federal de SC adia o retorno às aulas no segundo semestre

25 Jul 2012 - 13h01

A reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de SC (UFSC) deciciu por unanimidade adiar o retorno às aulas. Previstas para serem retomadas em 6 de agosto, a volta às aulas ainda não têm data definida para acontecer devido a greve dos trabalhadores federais.

A divulgação da suspensão do retorno ocorre em meio a greve de servidores e professores federais. Os docentes estão paralisados desde o dia 11 de julho e os funcionários cruzaram os braços um mês antes.

A decisão do Conselho, formado por pró-reitores, representantes de centros de ensino, estudantes e da comunidade, foi tomada depois de alguns dados expostos pelas pró-reitorias e manifestações de alguns conselheiros.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Roselane Campos, ficou constatado problemas nas matrículas para o próximo semestre. Ontem, era o última dia para os estudantes fazerem os ajustes, mas não conseguiram. Além disso, nem todos os centros de ensino conseguiram lançar as notas, referentes ao primeiro semestre e as disciplinas de alguns cursos não chegaram a ser finalizadas.

Outro problema citado é sobre o processo de contratação de professores, que foi interrompido, por causa da greve dos servidores. Para o segundo semestre seriam necessários 86 docentes, entre substitutos e efetivos. Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária também estão com as atividades paradas, assim como parte dos serviços do Hospital Universitário.

Uma nova reunião do Conselho foi marcada para o dia 7, quando será feita uma análise da situação e dos eventuais avanços nas negociações dos grevistas com os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O adiamento do retorno às aulas ainda causa um problema no calendário acadêmico da maior universidade pública de Santa catarina, que precisará ser revisto.


Na tarde destra terça-feira, uma nova proposta de reajuste salarial foi apresentada aos docentes e agradou a categoria, mas ela precisa ser votada em assembleias. Os professores da UFSC não ainda têm data definida para a votação.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Corpo de Padre Osnildo é sepultado no Seminário de Corupá

Toda a cerimônia foi restrita e não foi aberta para o público, seguindo as recomendações das autoridades de vigilância sanitária.
Corpo de Padre Osnildo é sepultado no Seminário de Corupá
Geral

Defesa Civil confirma a passagem de tornados em Santa Catarina

Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde rajadas de vento provocaram destelhamento e destruição de edificações.
Defesa Civil confirma a passagem de tornados em Santa Catarina
Geral

Google transforma smartphones Android em sensores de terremotos

Recurso está sendo lançado inicialmente na Califórnia
Google transforma smartphones Android em sensores de terremotos
Economia

Ancine libera R$ 8,5 milhões para ajudar exibidoras de cinema

Recursos de fundo audiovisual vão socorrer 172 empresas
Ancine libera R$ 8,5 milhões para ajudar exibidoras de cinema
Ver mais de Geral