HIV
Unicef aponta que a cada 3 minutos uma menina é infectada pelo HIV
O estudo foi divulgado na Conferência da Aids, em Amsterdã, na Holanda.
Os dados do Unicef mostram que 130 mil adolescentes de 19 anos ou menos morreram de Aids no ano passado. No mesmo período, 430 mil foram infectadas, ou seja, quase 50 meninas por hora.
O presidente da ONG Amigos da Vida, Cristiano Ramos, afirma que os dados mostram a falta de preocupação dos jovens com a doença. Ele atribuiu o problema ao descaso do governo e à falta de alerta.
“O governo só faz uma campanha por ano no Carnaval. Eu costumo dizer que o vírus do HIV não tira férias, e o governo faz uma distribuição recorde de preservativos no Carnaval para dar uma satisfação para a população de que está fazendo alguma coisa. Quando, na verdade, no resto do ano, não faz absolutamente nada.”
O levantamento do Unicef indica, ainda, que a propagação da epidemia entre meninas adolescentes é estimulada pelo sexo precoce, inclusive com homens mais velhos, sexo forçado, impotência para negociar relações sexuais, pobreza e falta de acesso a aconselhamento confidencial e exames.
A diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, afirmou que “na maioria dos países, mulheres e meninas carecem de acesso a informações, serviços e até ao poder de dizer não ao sexo de risco”. Ela completa que “o HIV floresce entre os mais vulneráveis e marginalizados, o que coloca as meninas adolescentes no cerne da crise”.
Reportagem, Clara Sasse
Matérias Relacionadas
Geral
China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil
Foco de gripe aviária foi detectado no Rio Grande do Sul

Geral
Startup catarinense GovDigital lidera o desenvolvimento de aplicativos para prefeituras
Com o slogan forte e direto "O governo todo em um único aplicativo", a GovDigital firma sua posição como a empresa líder em desenvolvimento de aplicativos para o setor público

Geral
China suspende compra de carne de frango do Brasil após identificar caso de gripe aviária no RS
Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul vai investigar se há outros casos na região onde o foco foi identificado

Geral
Jaraguá do Sul anuncia novas linhas do Transporte Coletivo a partir de segunda-feira (19)
Ampliação no número de viagens busca anteder as demandas dos usuários
