Câmara de Guaramirim
Geral

Um brasileiro é morto e cinco são feridos em presídio boliviano

13 Fev 2013 - 20h09

Um brasileiro foi morto e cinco ficaram feridos durante uma briga entre presos brasileiros e bolivianos no interior de um presídio da cidade de Cobija, no estado de Pando. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, confirmou à Agência Brasil que o Consulado-Geral do Brasil em Cobija já está acompanhando o caso. Diplomatas estão em contato com os brasileiros envolvidos no assunto.


A confusão ocorreu nessa segunda-feira (11), na Penitenciária Modelo Villa Busch. Segundo o relato de parentes das vítimas brasileiras à imprensa acriana, mais de cem presos bolivianos e seis brasileiros se enfrentaram armados com facas improvisadas, pedaços de pau e barras de ferro.

Durante a briga, o brasileiro Alexando Bezerra Montenegro, de 50 anos, foi morto. Os cinco feridos foram levados ao Hospital Roberto Galindo, em Cobija. Segundo o médico Adolfo Mitre, eles estavam bastante machucados, alguns com múltiplas fraturas, mas nenhum dos cinco corria risco de morte. Dois deles receberam alta ainda na segunda-feira e voltaram a Villa Busch. Os outros três permanecem internados na ala de cirurgia, sob escolta policial.

Conforme noticiou hoje (13) a agência pública de notícias da Bolívia, a ABI, o diretor do Regime Penitenciário, Ramiro Llanos, anunciou que, após a briga, as autoridades prisionais estudam transferir os presos brasileiros para outras unidades.


Ainda de acordo com a ABI, Llanos garantiu que a situação em Villa Busch está sob controle, mas descartou a hipótese de que uma tentativa de fuga tenha motivado a confusão, já que, segundo o diretor, considerando-se as precárias condições dos estabelecimentos, os presos, "se quisessem ir, iriam".

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Geral

Verão Santa Catarina 2019/2020 mobiliza 9,2 mil profissionais da segurança

Verão Santa Catarina 2019/2020 mobiliza 9,2 mil profissionais da segurança
Geral

Projeto para fábrica de fraldas já está pronto, informa Juraszek

Ele afirma que agora o projeto seguirá para as mãos do prefeito Antídio Lunelli e que um grupo de estudo deve se reunir com o gestor para discutir a possibilidade de instalação dessa unidade
Projeto para fábrica de fraldas já está pronto, informa Juraszek
Schützenfest

Presidente da CCO presta contas da 31ª Schützenfest

Presidente da CCO presta contas da 31ª Schützenfest
Geral

Maria Fumaça volta nesta sexta-feira com o Natal nos Trilhos

A previsão é que a locomotiva a vapor venha de Corupá por volta das 20h45 e fique em exposição no local por aproximadamente 30 minutos
Maria Fumaça volta nesta sexta-feira com o Natal nos Trilhos
Ver mais de Geral