Unimed - Capa
Geral

UFSC mantém suspenso início das atividades do segundo semestre

08 Ago 2012 - 13h19

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu em reunião na manhã desta terça-feira (7) por manter suspenso o início das atividades acadêmicas do segundo semestre de 2012. A determinação é válida para graduação, pós-graduação e ensino básico, que abrange o Colégio de Aplicação e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil. A decisão vale enquanto durar as greves dos professores e servidores da entidade.

A resolução de manter suspenso o início do próximo semestre foi tomada por 30 votos a três e levou em consideração o não funcionamento do Restaurante Universitário (RU), da Biblioteca Universitária (BU) e do almoxarifado, que estão fechados devido à paralisação dos servidores. Esses serviços foram considerados pelo Conselho como essenciais para o funcionamento administrativo da Universidade.

Mais atividades paradas devidos às greves, segundo a Pró-Reitora de Graduação, Roselane Campos, incluem 10% das notas do primeiro semestre que ainda não foram digitadas, cursos em que disciplinas do semestre passado não foram concluídas, além de dificuldades em abastecer os laboratórios, as salas de aula e as instalações sanitárias.

Outro argumento utilizado para a continuidade da suspensão foi que atividades que dependem da definição de datas do calendário acadêmico para serem regularizadas não poderão ser executadas. Entre elas, definição das bolsas permanência, o auxílio moradia, o auxílio creche e a isenção de pagamento do Restaurante Universitário. Na reunião do Conselho, também foi mencionado que os professores e servidores devem retornar às atividades apenas quando as reivindicações das duas categorias forem atendidas pelo governo federal.

O Conselho marcou nova reunião para o dia 28 de agosto. Porém, uma nova assembleia pode ser convocada a qualquer momento, caso haja novidades em relação às paralisações dos professores e servidores.

O sindicato dos professores realiza reunião na tarde desta terça-feira (7) para debater as reivindicações da categoria em relação à situação atual da greve, à reconstituição do Comitê Local da Greve e à eleição de Delegados para o Comando Nacional de Greve. Os professores da UFSC estão parados desde o dia 11 de julho. Os servidores, desde 11 de junho.

FONTE: G1/SC

Matérias Relacionadas

Geral

Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Estudo está em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado
Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19
Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Ver mais de Geral