transito
Geral

UFSC mantém suspenso início das atividades do segundo semestre

08 Ago 2012 - 13h19

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu em reunião na manhã desta terça-feira (7) por manter suspenso o início das atividades acadêmicas do segundo semestre de 2012. A determinação é válida para graduação, pós-graduação e ensino básico, que abrange o Colégio de Aplicação e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil. A decisão vale enquanto durar as greves dos professores e servidores da entidade.

A resolução de manter suspenso o início do próximo semestre foi tomada por 30 votos a três e levou em consideração o não funcionamento do Restaurante Universitário (RU), da Biblioteca Universitária (BU) e do almoxarifado, que estão fechados devido à paralisação dos servidores. Esses serviços foram considerados pelo Conselho como essenciais para o funcionamento administrativo da Universidade.

Mais atividades paradas devidos às greves, segundo a Pró-Reitora de Graduação, Roselane Campos, incluem 10% das notas do primeiro semestre que ainda não foram digitadas, cursos em que disciplinas do semestre passado não foram concluídas, além de dificuldades em abastecer os laboratórios, as salas de aula e as instalações sanitárias.

Outro argumento utilizado para a continuidade da suspensão foi que atividades que dependem da definição de datas do calendário acadêmico para serem regularizadas não poderão ser executadas. Entre elas, definição das bolsas permanência, o auxílio moradia, o auxílio creche e a isenção de pagamento do Restaurante Universitário. Na reunião do Conselho, também foi mencionado que os professores e servidores devem retornar às atividades apenas quando as reivindicações das duas categorias forem atendidas pelo governo federal.

O Conselho marcou nova reunião para o dia 28 de agosto. Porém, uma nova assembleia pode ser convocada a qualquer momento, caso haja novidades em relação às paralisações dos professores e servidores.

O sindicato dos professores realiza reunião na tarde desta terça-feira (7) para debater as reivindicações da categoria em relação à situação atual da greve, à reconstituição do Comitê Local da Greve e à eleição de Delegados para o Comando Nacional de Greve. Os professores da UFSC estão parados desde o dia 11 de julho. Os servidores, desde 11 de junho.

FONTE: G1/SC

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
Ver mais de Geral