transito
Uber

Uber poderá ser implantado em Jaraguá

12 Dez 2016 - 16h14

Já há rumores da implantação do sistema em Jaraguá do Sul. Através das redes sociais, motoristas estão sendo convocados para atuarem na cidade.


Procurada pela nossa reportagem, até o final desta manhã a assessoria de imprensa da empresa não respondeu os questionamentos.

Assim como aconteceu em outras cidades, taxistas estão apreensivos quanto ao funcionamento do Uber. Primeiro, pela questão do movimento, que teve uma redução considerável neste ano. Segundo, pelo que consideram concorrência desleal, já que, o Uber não passa por licitação municipal e não há exigência quanto a idade dos veículos em circulação.

No início deste mês, taxistas de todo o país se reuniram em Brasília para pedir aos deputados que aprovem o Projeto de Lei (PL 5587/16) que regulamenta o serviço de Uber em todo o Brasil.

Segundo um dos autores do projeto e coordenador do grupo de trabalho, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), o objetivo é garantir que o serviço prestado por plataformas como o Uber  e outras em atuação no mercado, seja de qualidade e fiscalizado pelo poder público. O deputado descartou prejuízos para os serviços.

Além de funcionar apenas por meio de aplicativos e proibir a utilização de pontos e captação de passageiros na rua, o projeto também estabelece que serviços como o Uber devem ser autorizados pelas prefeituras. O texto exige também que motoristas desses serviços devam possuir curso de relações humanas e ser o proprietário do veículo. Pelo projeto, ficará a cargo do poder público municipal ou distrital a decisão sobre a inclusão ou não de carros populares no serviço.


Como funciona
Para utilizar o Uber, é necessário baixar o aplicativo no celular e fazer um cadastro, inserindo um cartão de crédito, por meio do qual será feita a cobrança. Pelo App, o passageiro indica o local de origem e o motorista mais próximo é acionado. Após o percurso, o cliente avalia o motorista, em uma escala de zero a cinco estrelas, e o condutor também avalia o passageiro.


As pessoas que desejarem trabalhar com o Uber devem fazer um cadastro, além de ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada (EAR), e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo, Bilhete de DPVAT do ano corrente.

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá

Até agora, sete mil pessoas se inscreveram. São seis editais com um total de 85 cargos, em várias áreas de atuação, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior
Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Geral