Geral

Turismo segmentado e com foco nas regiões de SC são prioridades da presidente da Santur

A Santur vai absorver as atribuições relacionadas ao turismo que antes eram da SOL

22 Fev 2019 - 08h00Por SECOM
Turismo segmentado e com foco nas regiões de SC são prioridades da presidente da Santur - Crédito: Maurício Vieira / Secom Crédito: Maurício Vieira / Secom

A nova presidente da Santur S.A., Flavia Didomenico, tomou posse na tarde desta quinta-feira, 21, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). O governador Carlos Moisés, a vice Daniela Reinehr, outras autoridades do Governo de Santa Catarina e representantes de entidades ligadas ao turismo acompanharam o ato. 

IPTU 2021 JARAGUÁ

No discurso de posse, Flavia antecipou que vai trabalhar para promover o desenvolvimento do turismo com respeito às características de cada região do Estado, além de estratégias segmentadas para áreas como turismo náutico, termalismo, gastronomia, eventos, enoturismo, turismo cervejeiro e da cachaça, entre outros segmentos.

“Temos uma importante missão, que é transformar em desenvolvimento econômico todo o potencial que Santa Catarina tem no turismo”, destacou Flavia. A Santur vai absorver as atribuições relacionadas ao turismo que antes eram da SOL. Assim, passará a planejar e executar políticas públicas voltadas para o setor, além de promover os atrativos catarinenses. “Vejo essa fusão como algo muito positivo. Vamos unificar as ações e pensar em conjunto com as demais secretarias”, afirmou.

Dados para planejar o turismo

Flavia antecipou que pretende implantar mecanismos para extrair números e informações que auxiliem na elaboração de projetos e políticas públicas. Na avaliação dela, são esses dados que permitirão à Santur conhecer melhor o público que visita Santa Catarina e identificar as ações e programas que revertam melhores resultados.

“Temos um desafio muito grande para trabalhar o marketing, transformar, digitalizar e acompanhar a evolução internacional na promoção do turismo”, afirmou a nova presidente. “Precisamos trazer o investidor e mostrar que este é o nosso ambiente de negócios e ele é favorável”, resumiu Flavia.

Critério técnico

Além do governador e da vice, participaram da solenidade os secretários da Casa Civil, Douglas Borba, e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, dirigentes de entidades do trade, secretários municipais de turismo, servidores da SOL e funcionários da Santur.

O governador Moisés enalteceu a experiência de Flavia e reforçou que a considera a pessoa certa para liderar o desenvolvimento turístico catarinense. “Ver como a Flavia pensa e entende o turismo fortalece a nossa vontade de fazer um governo técnico, feito por pessoas que tenham capacitação, experiência e formação na área”, declarou.

Ele destacou a importância do setor, que é responsável por aproximadamente 13% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e pediu um trabalho pensado para todo o estado, considerando os potenciais de todas as regiões.

Flavia é especialista em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico e bacharel em Turismo e Hotelaria. Ela já foi professora em cursos de ensino superior, trabalhou nas áreas de hotelaria, alimentos e bebidas e, mais recentemente, atuou como consultora em todas as regiões catarinenses para construir políticas públicas para municípios, por meio do desenvolvimento de planos municipais de turismo. Flavia é natural de Chapecó e reside em Florianópolis há duas décadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, endossou a expectativa de que o turismo em Santa Catarina será beneficiado com a nova gestão e o novo modelo. "Desejo votos de sucesso à Flavia Didomenico, competente e experiente nas questões atinentes ao segmento. Reitero sempre nosso propósito de colocar Santa Catarina — esse estado privilegiado, plural e dinâmico, com formação multiétnica e gente hospitaleira — no mapa do turismo do mundo”, frisou.

Turismo planejado de forma integrada

A incorporação das atribuições da SOL por parte da Santur foi bem-vista por representantes do setor turístico. Presidente do Beto Carrero World e do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira acredita que a unificação do trabalho trará resultados positivos para o setor em Santa Catarina.

“O trade e o Conselho entendem que racionalizará todo o trabalho que era feito pelas duas entidades. Agora vai se fortalecer com toda a experiência dos servidores das duas casas. É uma grande oportunidade que o governo tem de promover uma política de Estado, mais perene, plurianual, que dê segurança jurídica e assuma toda a estrutura que já existe hoje e possa se desenvolver ainda mais”, avaliou Siqueira.

A posse também marcou a despedida do ex-presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, que exerceu a função por mais de dez anos. Ele agradeceu aos colaboradores e representantes das entidades ligadas ao turismo. Walendowsky valorizou a expansão do planejamento do turismo para o interior catarinense durante a gestão. "Se hoje nosso Estado é protagonista do turismo nacional e na América do Sul é por conta de um trabalho de regionalização feito em conjunto com todo o trade", reconheceu.

A posse oficial da nova presidente e da diretoria executiva da Santur se deu na segunda-feira, 18, durante reunião do Conselho de Administração da empresa. Assumiu como diretor de marketing, Ramon Fernandes de Jesus, como diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico, Leandro Ferrari Lobo, e como diretor administrativo-financeiro, William Ribeiro Goulart. Eles se unem a Izabel Paiva de Lima, diretora de Sistemas da Informação, eleita pelos funcionários em pleito realizado em 2017.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Inicia ampliação e revitalização de praças de lazer em Jaraguá

A primeira, na Rua Augusto Germano João Hanemann, na Barra do Rio Cerro, que teve as obras iniciadas na semana passada,
Inicia ampliação e revitalização de praças de lazer em Jaraguá
Geral

Prefeitura faz obra de prevenção na Barra

Prefeitura faz obra de prevenção na Barra
Geral

Recuperação de encosta no João Pessoa na etapa final

Recuperação de encosta no João Pessoa na etapa final
Geral

Semana Cultural Porteña conta com aulas virtuais de tango

Ver mais de Geral