dengue 2
Geral

Tropas egípcias retiram manifestantes da praça Tahrir

01 Ago 2011 - 16h41

Tropas egípcias entraram em confronto nesta segunda-feira, 1, com um grupo de manifestantes que estava acampado na praça Tahrir, no Cairo, expulsando-os do local. O objetivo do grupo era fazer pressão para acelerar o processo judicial contra os responsáveis pelas mortes ocorridas durante o levante que derrubou o ex-presidente Hosni Mubarak.


Os confrontos tiveram início depois que as tropas derrubaram as barracas dos manifestantes na praça, disseram testemunhas. Não há relatos sobre feridos ou detenções. Os soldados, apoiados por veículos blindados e centenas de policiais antidistúrbio, usaram cassetetes para liberar a praça depois que manifestantes ignoraram os pedidos dos alto-falantes para deixar o lugar. Os policiais militares dispararam para o ar e os manifestantes jogaram pedras contra eles.

A operação colocou fim a quase um mês de manifestações diárias na praça que foi o local de nascimento dos 18 dias de levante que derrubou Mubarak em fevereiro. Várias centenas de manifestantes haviam reconstruído o acampamento na praça em 8 de julho para renovar a pressão aos militares que governam o país para que julguem rapidamente Mubarak e outros integrantes de seu governo.

Após a operação do Exército, o tráfego de veículos retornou ao local, no coração da capital, após semanas de interrupção.

Acampamento

Os confrontos desta segunda-feira aconteceram depois que um pequeno grupo de manifestantes decidiu manter o acampamento na praça Tahrir, embora a maior parte tenha decidido encerrar o protesto por causa do início do mês sagrado do Ramadã, quando devotos muçulmanos se abstêm de comida, bebida, cigarros e sexo do amanhecer até o pôr-do-sol.



Após os confrontos, o meio da praça ficou coberto de objetos pessoais dos manifestantes e restos de barracas. Muitos dos que permaneciam na praça eram parentes dos cerca de 850 manifestantes mortos durante o levante. Os parentes e outros manifestantes queriam continuam o protesto até Mubarak comparecer à primeira audiência de seu julgamento, marcada para quarta-feira. Outros, queriam permanecer no local até que todas as exigências fossem atendidas.

Mubarak, seu chefe de segurança e seis importantes políticos podem ser condenados à penas de morte por terem ordenado o uso de armas letais contra manifestantes.

As informações são da Associated Press.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral