Geral

Três municípios de Santa Catarina decretam situação de emergência devido ao frio intenso

09 Jul 2011 - 12h26

Três municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido ao frio intenso que vem atingindo o Estado no últimos dias. Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, comunicaram o decreto à secretaria estadual de defesa civil nesta semana.

Os critérios para decretar a situação de emergência são estabelecidos pelo prefeito de cada uma das cidades, mas a homologação dos decretos é feita pela defesa civil do Estado, segundo informações do gerente de operações e assistência da diretoria de Resposta aos Desastres, Fabiano de Souza.

- Levamos em conta os danos ocasionados pelo frio e a capacidade de atendimento do município. Quando um número expressivo de pessoas é afetada e o município não tem condições de prover as necessidades dos afetados é decretada a situação de emergência - explica Souza.

 
Frio congelou cachoeiras na terça-feira



Em Urubici, o frio atingiu toda a população da cidade, segundo informações da prefeitura. São 10.802 pessoas afetadas, sendo que 564 estão enfermas em decorrência do frio. O município de Bom Jardim da Serra ainda está contalizando o número de atingidos pelo frio.

Já em José Boiteux, 3,4 mil pessoas foram afetadas, principalmente membros de comunidades indígenas. Entre elas as mais atingidas foram Quilombola, Caminho Tatu, Cafuza, Caçador, Volta Grande, Wiegand e Centro.

- A situação mais comum é de comunidades carentes que não têm condições de comprar roupas ou equipamentos para se proteger do frio. Isso acontece em José Boiteux, em que a população das reservas indígenas vive em condições precárias e a prefeitura não tem condições de prover as necessidades deles - afirma Souza.

Segundo ele, a defesa civil deve enviar colchões e cobertores ao município. A prefeitura de José Boiteux requisitou ainda roupas e calçados para atender 1,2 mil crianças de 0 a 14 anos e 455 idosos. A diretoria de respostas verifica a possibilidade de fazer o envio desses materiais.

O gerente de operações afirmou que a defesa civil não tem condições logísticas de realizar uma campanha de doação para os três municípios em situação de emergência. Ele acredita que cada uma das prefeituras deve fazer campanhas e buscar recursos também junto à iniciativa privada e organizações não governamentais.

DIARIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral