Geral

Três municípios de Santa Catarina decretam situação de emergência devido ao frio intenso

09 Jul 2011 - 12h26

Três municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido ao frio intenso que vem atingindo o Estado no últimos dias. Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, comunicaram o decreto à secretaria estadual de defesa civil nesta semana.

Os critérios para decretar a situação de emergência são estabelecidos pelo prefeito de cada uma das cidades, mas a homologação dos decretos é feita pela defesa civil do Estado, segundo informações do gerente de operações e assistência da diretoria de Resposta aos Desastres, Fabiano de Souza.

- Levamos em conta os danos ocasionados pelo frio e a capacidade de atendimento do município. Quando um número expressivo de pessoas é afetada e o município não tem condições de prover as necessidades dos afetados é decretada a situação de emergência - explica Souza.

 
Frio congelou cachoeiras na terça-feira


Em Urubici, o frio atingiu toda a população da cidade, segundo informações da prefeitura. São 10.802 pessoas afetadas, sendo que 564 estão enfermas em decorrência do frio. O município de Bom Jardim da Serra ainda está contalizando o número de atingidos pelo frio.

Já em José Boiteux, 3,4 mil pessoas foram afetadas, principalmente membros de comunidades indígenas. Entre elas as mais atingidas foram Quilombola, Caminho Tatu, Cafuza, Caçador, Volta Grande, Wiegand e Centro.

- A situação mais comum é de comunidades carentes que não têm condições de comprar roupas ou equipamentos para se proteger do frio. Isso acontece em José Boiteux, em que a população das reservas indígenas vive em condições precárias e a prefeitura não tem condições de prover as necessidades deles - afirma Souza.

Segundo ele, a defesa civil deve enviar colchões e cobertores ao município. A prefeitura de José Boiteux requisitou ainda roupas e calçados para atender 1,2 mil crianças de 0 a 14 anos e 455 idosos. A diretoria de respostas verifica a possibilidade de fazer o envio desses materiais.

O gerente de operações afirmou que a defesa civil não tem condições logísticas de realizar uma campanha de doação para os três municípios em situação de emergência. Ele acredita que cada uma das prefeituras deve fazer campanhas e buscar recursos também junto à iniciativa privada e organizações não governamentais.

DIARIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Vereadores pedem revisão em critérios de isenção a deficientes no transporte público

Atualmente, para ser isento no transporte público, a pessoa com deficiência precisa além de estar cadastrada no CadÚnico ter uma renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo per capita ou renda familiar de até três salários mínimos
Vereadores pedem revisão em critérios de isenção a deficientes no transporte público
Geral

Projeto prevê desconto na tarifa de água para afetados com o fornecimento em Guaramirim

O desconto é de 50% no valor da tarifa mínima mensal de água devido a interrupção do fornecimento por conta das obras realizadas na BR-280.
Projeto prevê desconto na tarifa de água para afetados com o fornecimento em Guaramirim
Geral

Oficina com cantigas de rodas em libras terá transmissão nesta quarta em Jaraguá

As idealizadoras, Franciele Martins de Abreu Calduro e Mislene Pickcius, buscam a valorização desta manifestação cultural e promovem a acessibilidade para crianças com deficiência auditiva, por meio de libras.
Geral

Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar

O Programa foi lançado em março de 2019, no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), com o objetivo de recompor as margens do Rio Itapocu
Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar
Ver mais de Geral