Interesse Habitação
GERAL

Trânsito é liberado na Ponte da Casa Verde após 3 meses de interdição parcial

22 Mai 2019 - 12h48Por Priscila Mengue

A Prefeitura de São Paulo liberou o trânsito na Ponte da Casa Verde na manhã desta quarta-feira, 22, na zona norte da capital paulista. O local estava com uma faixa interditada desde fevereiro, quando teve a parte inferior da estrutura atingida por dois caminhões.

A ponte passa por obras emergenciais desde 25 de fevereiro, recomendadas por um laudo técnico. Agora está recebendo cabos de aço, que são instalados na viga de apoio da estrutura. A "recomposição" das duas vigas danificadas está concluída.

O custo estimado é de R$ 2,2 milhões. "Não estamos entregando a ponte completa, é apenas a liberação, porque não há a necessidade, hoje, de continuar fazendo as intervenções com ela interditada", disse o prefeito, Bruno Covas (PSDB).

A estrutura é uma das 16 pontes e viadutos da cidade avaliados por técnicos contratados de forma emergencial em janeiro. Segundo a Prefeitura, metade dos laudos, inclusive da Casa Verde, serão entregues e divulgados ainda nesta quarta-feira e definirão as próximas intervenções a serem feitas.

"O laudo serve exatamente para isto: apontar para a Prefeitura se há necessidade de alguma obra emergencial, se há a necessidade de alguma obra que pode ser de uma forma não emergencial (com licitação), para poder garantir a segurança das pessoas que utilizam as pontes e viadutos", explica Covas. "O laudo, de uma vez por todas, dá a garantia para a população da real situação que estão essas pontes e viadutos."

Hoje, outras estruturas do tipo seguem interditadas na cidade. Uma delas é a ponte da Marginal do Tietê que dá acesso à Via Dutra, interditada desde 23 de janeiro e que deve ter as obras emergenciais entregues em 25 de junho.

Já a Ponte da Freguesia do Ó, na zona norte, deve ser totalmente aberta para o tráfego em 13 de junho, estando com uma faixa fechada desde 11 de março. O Viaduto General Olímpio da Silveira, no centro expandido, segue com a circulação restrita para veículos com menos de cinco toneladas por tempo indeterminado.

O Plano de Metas da gestão Covas prevê a inspeção de 185 pontes, viadutos, passarelas e túneis, além da manutenção e recuperação de 50 dessas estruturas. Do total, 73 foram vistoriadas, das quais 18 tiveram laudos estruturais emergenciais. Segundo Covas, devem ser contratadas as empresas que farão a avaliação de outras 17 pontes e viadutos ainda neste mês.

Em março, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública na Justiça para que a Prefeitura impeça ou restrinja a circulação de veículos em pontes e viadutos em situação de "grave risco". "Nós entendemos que é uma cautela excessiva e que isso vai causar um prejuízo muito grande à cidade", justifica Covas.

Matérias Relacionadas

Saúde

Infestação do mosquito maruim deve começar a diminuir até o final de 2019, afirma pesquisador

O pesquisador Lineu Fernando Del Ciampo, que integra a equipe de profissionais do laboratório, foi o entrevistado de hoje no jornal Diário da Jaraguá
Infestação do mosquito maruim deve começar a diminuir até o final de 2019, afirma pesquisador
Corupá

Pesquisadores da EMBRAPA participam de palestra sobre fungo causador do Mal do Panamá que atinge plantações de banana na América Latina

O Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) confirma que testes de laboratório foram positivos para a presença do fungo causador do "Mal do Panamá"
Pesquisadores da EMBRAPA participam de palestra sobre fungo causador do Mal do Panamá que atinge plantações de banana na América Latina
Geral

Eleição do Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul vai ocorrer na Escola Abdon Batista

Ao todo, serão cerca de 1.500 conselheiros eleitos em Santa Catarina, sendo ao menos, cinco por cidade
Eleição do Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul vai ocorrer na Escola Abdon Batista
Guaramirim

Menino de 11 anos sofre queda de nível em Guaramirim

A ocorrência aconteceu no bairro Guamiranga
Menino de 11 anos sofre queda de nível em Guaramirim
Ver mais de Geral