dengue 2
Polêmica

Tombamento do Rio da Luz. Comunidade reclama de não ter sido ouvida

30 Abr 2012 - 16h45

A vinda de técnicos do IPHAN à Jaraguá do Sul na semana passada serviu para deixar a comunidade do bairro rio da Luz melhor informada sobre o tombamento de parte daquela comunidade como Patrimônio Paisagístico e histórico Nacional. A comunidade reclama de não ter sido comunicada sobre o fato nem de ter oportunidade de se manifestar se é ou não favorável. O presidente Estadual do IPHAN, Dalmo Vieira Filho, acredita que a desinformação é a causa de tanta polêmica.

[jwplayer mediaid="76468"]

Alguns moradores aproveitaram para reclamar das condições do bairro. Márcio Cerbelo dos Santos é um que reclama do abandono do bairro Rio da Luz.

[jwplayer mediaid="76456"]

Lucilene Haasch a muito tenta resolver o problema de alagamentos provocado pelo rio passa nos fundo de sua casa. Nem uma árvore que ameaça desabar ela pode cortar. 

[jwplayer mediaid="76460"]

Os vizinhos de Ivanir Meiring são donos de uma casa estilo Enxaimel, e não podem reformar por não terem dinheiro para isso.

[jwplayer mediaid="76472"]

Camila Bristott enfrenta problema semelhante.

[jwplayer mediaid="76462"]

A coordenadora Nacional do IPHAN, Anna Elisa Finger, disse que os moradores estão confundindo o que é responsabilidade da prefeitura e as restrições impostas pelo tombamento.

[jwplayer mediaid="76464"]

Marcilene Scheibel foi uma das poucas pessoas que compareceu ao Salão Barg na última quarta-feira na reunião com o IPHAN. Ela mora na região do Rio da Luz Vitória na parte mais alta do bairro e entende que o tombamento é positivo.

[jwplayer mediaid="76470"]

Para o chefe do escritório regional do IPHAN, Thiago Campisperb tanto a prefeitura quanto o instituto falharam em não ter realizado um contato mais freqüente co a comunidade para sanar as dúvidas e resolver os problemas

[jwplayer mediaid="76458"]

O proprietário de terras do Rio da Luz, Bilton Carlos da Silva, resumiu de certa forma o que pensam alguns donos de imóveis, inseguros com o que está acontecendo

[jwplayer mediaid="76466"]

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
Ver mais de Geral