feirão de empregos
GERAL

Toffoli diz que pode fixar retomada do julgamento sobre homofobia neste semestre

22 Fev 2019 - 11h52Por Amanda Pupo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta sexta-feira (22) que ainda vai definir a data de retomada do julgamento sobre criminalização da homofobia, mas adiantou que "provavelmente" será ainda neste semestre.

A análise do caso foi suspensa na quinta-feira, 21, após quatro ministros votarem favoráveis a criminalizar a homofobia, enquadrando a prática como crime previsto na Lei de Racismo até que o Congresso aprove uma legislação específica. Segundo apurou o Broadcast/Estadão, o STF deve formar maioria para enquadrar a discriminação contra a população LGBT como uma forma de racismo.

Assim como na sessão desta quinta, Toffoli destacou que a análise das ações propostas pelo PPS e pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLTI) já ocuparam quatro sessões do STF, e que isso congestionou a pauta dos processos a serem analisados pelo colegiado. Somente o voto do decano Celso de Mello, um dos relatores das ações, se estendeu por duas sessões. Ainda sete ministros precisam votar. "Estou tendo que readequar a pauta dentro de todo o semestre", observou Toffoli.

"O julgamento (sobre a criminalização da homofobia) ainda não acabou, mas penso que se delineia uma maioria, a começar pelo voto histórico do ministro Celso de Mello, e acho que um dos papéis de uma Suprema Corte é proteger e afirmar os direitos das minorias, que não podem depender do processo político majoritário", disse o ministro Luís Roberto Barroso nesta quinta após a sessão.

Ele disse esperar que o julgamento seja concluído o "mais rápido possível", mas ressaltou que a "sinalização devida já foi dada". Nesta quinta-feira, Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin acompanharam o entendimento de Celso de Mello. Até o momento, nenhum ministro votou de forma divergente.

Matérias Relacionadas

Geral

Rua Werner Fischer no Alto Garibaldi, em Jaraguá do Sul, será asfaltada

A via com 1.200 metros de extensão fica na área rural do município
Rua Werner Fischer no Alto Garibaldi, em Jaraguá do Sul, será asfaltada
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Prefeitura de Massaranduba suspende Processo Seletivo

Candidatos às vagas já podem solicitar a devolução dos valores da inscrição
Prefeitura de Massaranduba suspende Processo Seletivo
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta terça-feira (21)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral