dengue 2
fábrica da Kohlbach

Terreno da antiga fábrica da Kohlbach ainda não foi negociado

21 Ago 2015 - 10h39

A reportagem de Ana Paula Gonçalves destaca que, ao contrário da publicação nas redes sociais, uma parte do terreno da antiga fábrica da Kohlbach Motores, localizada na Rua Coronel Bernardo Grubba, no Centro de Jaraguá do Sul, será doada ao Município para, futuramente, abrigar um novo Arquivo Histórico e um museu. O jornal ouviu o advogado Juliano Girolla, que defende os interesses dos proprietários do terreno, que confirmou a doação de uma área em torno de 3.6 mil m², com valor de mercado estimado em R$ 5 milhões, como parte de um acordo feito junto à Fundação Cultural, como contrapartida pela retirada da proteção pelo tombamento das edificações destruídas pelo tempo, existentes sobre o terreno.



A área a ser doada ainda está em processo de desmembramento. Após concluído, esta área será destinada para uso da Fundação Cultural, com a provável construção do novo prédio do Arquivo Histórico, juntamente com outras instalações de interesse da área da cultura. Ele observa que, para que este processo finalize, é preciso que esse pedaço do terreno seja efetivamente desmembrado e doado à Prefeitura. Ao jornal FolhaSC, o advogado disse que “o processo de desmembramento não se resolve do dia para na noite, ele é demorado, passa por diversas etapas”.

Em relação ao investimento da Incorporadora Imobiliária Trade Invest, anunciado ontem pela mídia e nas redes sociais, no valor de R$ 200 milhões para a construção de um complexo de lojas (shopping), hotel e prédios residenciais no terreno da antiga fábrica Kohlbach, Juliano Girolla afirma que “o terreno pertence a investidores, de outro município, e ainda não foi negociado com esta empresa. A Trend Invest apresentou um estudo para este terreno, tanto para os proprietários quanto para as autoridades municipais. De fato, eles estão conversando, estão em negociação”.

No entanto, segundo o advogado, até que o desmembramento do terreno seja concluído, nada vai acontecer. “É possível que, no futuro, as negociações com a Trade Invest se concretizem, mas também pode ser que não. Há muitos detalhes a serem resolvidos ainda entre proprietários, investidores e município. Não há nada ainda, hoje, sacramentado em relação a isso. O que aconteceu até agora é que os proprietários se dispuseram a doar um terreno ao Município, para que eles possam usar o restante da área. Isso é o que tem de concreto hoje”, conclui.

Rogério Tallini

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral