Séculus
fábrica da Kohlbach

Terreno da antiga fábrica da Kohlbach ainda não foi negociado

21 Ago 2015 - 10h39
Terreno da antiga fábrica da Kohlbach ainda não foi negociado -

A reportagem de Ana Paula Gonçalves destaca que, ao contrário da publicação nas redes sociais, uma parte do terreno da antiga fábrica da Kohlbach Motores, localizada na Rua Coronel Bernardo Grubba, no Centro de Jaraguá do Sul, será doada ao Município para, futuramente, abrigar um novo Arquivo Histórico e um museu. O jornal ouviu o advogado Juliano Girolla, que defende os interesses dos proprietários do terreno, que confirmou a doação de uma área em torno de 3.6 mil m², com valor de mercado estimado em R$ 5 milhões, como parte de um acordo feito junto à Fundação Cultural, como contrapartida pela retirada da proteção pelo tombamento das edificações destruídas pelo tempo, existentes sobre o terreno.

A área a ser doada ainda está em processo de desmembramento. Após concluído, esta área será destinada para uso da Fundação Cultural, com a provável construção do novo prédio do Arquivo Histórico, juntamente com outras instalações de interesse da área da cultura. Ele observa que, para que este processo finalize, é preciso que esse pedaço do terreno seja efetivamente desmembrado e doado à Prefeitura. Ao jornal FolhaSC, o advogado disse que “o processo de desmembramento não se resolve do dia para na noite, ele é demorado, passa por diversas etapas”.

Em relação ao investimento da Incorporadora Imobiliária Trade Invest, anunciado ontem pela mídia e nas redes sociais, no valor de R$ 200 milhões para a construção de um complexo de lojas (shopping), hotel e prédios residenciais no terreno da antiga fábrica Kohlbach, Juliano Girolla afirma que “o terreno pertence a investidores, de outro município, e ainda não foi negociado com esta empresa. A Trend Invest apresentou um estudo para este terreno, tanto para os proprietários quanto para as autoridades municipais. De fato, eles estão conversando, estão em negociação”.

No entanto, segundo o advogado, até que o desmembramento do terreno seja concluído, nada vai acontecer. “É possível que, no futuro, as negociações com a Trade Invest se concretizem, mas também pode ser que não. Há muitos detalhes a serem resolvidos ainda entre proprietários, investidores e município. Não há nada ainda, hoje, sacramentado em relação a isso. O que aconteceu até agora é que os proprietários se dispuseram a doar um terreno ao Município, para que eles possam usar o restante da área. Isso é o que tem de concreto hoje”, conclui.

Rogério Tallini

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs

No dia 10 de fevereiro haverá a divulgação da lista e posterior chamada das crianças para as vagas 2022
Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs
Economia

95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais

Dados são do Setor de Posturas da Prefeitura. Novo decreto deve regulamentar a atividade no município.
95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais
Política

Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira

Vicente Caropreso se reuniu com governador na terça-feira (26) para tratar da assinatura da ordem de serviço e de outras pautas da região
Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira
Esportes

Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado

A concentração para o pedal está marcada para às 8h30, com saída às 9h
Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado
Ver mais de Geral