Unimed - Capa
Transporte

Termina gratuidade para idosos até 64 anos no transporte coletivo

13 Nov 2012 - 11h40

Desde ontem as pessoas entre 60 e 64 anos estão sendo obrigadas a pagar pelas passagens do transporte coletivo de Jaraguá do Sul, o que não acontecia até o último domingo. São aproximadamente dois mil passageiros que estavam liberados do pagamento da tarifa, já que, amparada por uma decisão judicial do ano passado, a Viação Canarinho suspendeu o benefício que existia desde a aprovação de uma lei municipal em 2006. A decisão provocou reações diversas dos passageiros, que se sentiram prejudicados. Doraci Stinghen Bachmann tem 69 anos, mas acredita que a gratuidade não deveria ter sido suspensa.

[jwplayer mediaid="68029"]

Ainda nesta segunda-feira, o gerente administrativo da Viação Canarinho, Rubens Missfeld, disse que a decisão foi do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que considerou inconstitucional a cobrança. Ainda segundo ele, a medida não vale para os cerca de cinco mil idosos com mais de 65 anos, que têm a gratuidade garantida na Constituição Estadual, Federal e no Estatuto do Idoso.

[jwplayer mediaid="68031"]

Estes usuários que têm mais de 65 anos e que tiveram o cartão antes desta idade, devem renovar o cadastro. Em Santa Catarina, o único município que mantinha a gratuidade era Jaraguá do Sul, segundo o gerente. A decisão beneficiou a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Santa Catarina e do Paraná, que desde 2006 movia uma ação direta de inconstitucionalidade contra o município. O processo foi encerrado em outubro, assim que os recursos se esgotaram, permitindo a cobrança. Dez dias depois, a prefeita Cecília Konell e o diretor da empresa, Décio Bogo, fecharam acordo para manter a gratuidade. Na época, Bogo garantiu o benefício por tempo indeterminado. A passagem antecipada custa R$ 2,75 e a embarcada, R$ 3,00. Sobre um possível reajuste de valores, o gerente destaca:

[jwplayer mediaid="68033"]

(SÉRGIO LUIZ / ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Geral

Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul

Os interessados devem estar cursando entre o terceiro e o penúltimo semestre do Curso de Engenharia Civil
Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul
Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Ver mais de Geral