GERAL

Terceira e última superlua do ano aparecerá no céu nesta quarta-feira

20 Mar 2019 - 12h12

A terceira e última superlua deste ano vai aparecer nesta quarta-feira, 20, na América do Sul e Norte, segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). O melhor horário para observar o satélite natural será a partir das 22h, quando este estará 100% iluminado.

Neste ano, já ocorreram duas superluas: uma em 21 de janeiro (Lua de Sangue) e outra em 19 de fevereiro. O fenômeno ocorre quando a Lua atinge o perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra. Além disso, a Terra e a Lua se alinham, criando um eclipse lunar total.

De acordo com Eduardo Cypriano, professor do Departamento de Astronomia da USP, a Lua aparece maior e mais brilhante quando atinge o perigeu. "A superlua é quando ao mesmo tempo a Lua está cheia e no ponto mais próximo da Terra de sua órbita. O fenômeno estará visível a noite toda", explica Cypriano.

Como ver

De acordo com o astrônomo da Nasa, Mitzi Adams, para assistir a superlua basta procurá-la ao leste. A Lua ficará extremamente grande quando subir e se puser. Essa "ilusão da Lua" acontece quando o satélite está perto do horizonte e há objetos dentro da nossa linha de visão, como árvores ou edifícios.

Como esses objetos relativamente próximos estão na frente da Lua, nosso cérebro é levado a pensar que a Lua está muito mais próxima dos objetos que estão em nossa linha de visão. "Quando a lua se levantar, segure uma moeda no comprimento do braço para que a moeda cubra a lua. Repita isso ao longo da noite e você verá que o tamanho da Lua não muda", explica Adams.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Trabalho digital cresce 5 vezes e ameaça direitos trabalhistas

Alerta é da Organização Internacional do Trabalho
Trabalho digital cresce 5 vezes e ameaça direitos trabalhistas
Geral

Trabalhador tem suspeita de fraturas após sofrer queda de altura em Jaraguá

O acidente ocorreu no final da tarde de terça-feira (23) na rua Anton Frerichs, bairro Rau
Trabalhador tem suspeita de fraturas após sofrer queda de altura em Jaraguá
Geral

Liga de Doações tem balanço positivo em ações solidárias na região

Iniciativa liderada pela FIESC por meio do projeto "Eu Voluntário", a Liga de Doações Conecta SC atua com o propósito de ampliar o alcance de ações solidárias no estado
Geral

Árvore cai e interdita parte da Marechal, no centro de Jaraguá

A árvore atingiu um ônibus interditou três faixas da via nas proximidades da empresa HC Hornburg
Árvore cai e interdita parte da Marechal, no centro de Jaraguá
Ver mais de Geral