transito
Previsão do tempo

Temperatura elevada em dezembro de 2016 e janeiro de 2017

24 Nov 2016 - 11h28

Ressalta-se que no verão além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.


Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em Novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de Dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em Novembro e Dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura



A previsão é de temperatura entre a normal e acima da média climática em SC. O trimestre começa com massas de ar frio chegando ao Sul do Brasil, trazendo frio e temperaturas baixas ao estado catarinense, que ainda pode causar geada fraca no Planalto Sul em novembro. Nos meses de Dezembro e boa parte de Janeiro as temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, temperatura amena ou mais baixa para época do ano no inicio do dia e bastante elevada à tarde.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):


Em Setembro a região central do Pacífico Equatorial apresentou anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) de - 0,5 a -1,0°C (Figura 1). No mês de Outubro a TSM negativa no Pacífico Equatorial se estendeu a leste, aproximando-se da costa do Equador e do Peru (Figura 2). A condição de neutralidade diminui no Oceano Pacífico Equatorial e para os próximos meses os modelos climáticos indicam 77% de condição favorável à configuração de La Ninha durante a primavera no Hemisfério Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral