caragua
caragua mobile
Previsão do tempo

Temperatura elevada em dezembro de 2016 e janeiro de 2017

24 Nov 2016 - 11h28

Ressalta-se que no verão além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

caragua 3


Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em Novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de Dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em Novembro e Dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura



A previsão é de temperatura entre a normal e acima da média climática em SC. O trimestre começa com massas de ar frio chegando ao Sul do Brasil, trazendo frio e temperaturas baixas ao estado catarinense, que ainda pode causar geada fraca no Planalto Sul em novembro. Nos meses de Dezembro e boa parte de Janeiro as temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, temperatura amena ou mais baixa para época do ano no inicio do dia e bastante elevada à tarde.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):


Em Setembro a região central do Pacífico Equatorial apresentou anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) de - 0,5 a -1,0°C (Figura 1). No mês de Outubro a TSM negativa no Pacífico Equatorial se estendeu a leste, aproximando-se da costa do Equador e do Peru (Figura 2). A condição de neutralidade diminui no Oceano Pacífico Equatorial e para os próximos meses os modelos climáticos indicam 77% de condição favorável à configuração de La Ninha durante a primavera no Hemisfério Sul.
caragua mobile

Matérias Relacionadas

Geral

Aniversário de Jaraguá do Sul terá bolo de 300 quilos

O público vai poder apreciar receitas como "Quatro leites", "Dois amores", "Sonho de valsa", além dos tradicionais sabores como brigadeiro e morango
Aniversário de Jaraguá do Sul terá bolo de 300 quilos
Geral

Confira a programação dos 148 anos de Jaraguá do Sul

A programação de aniversário conta com uma série de atrações para atender todos os públicos, com eventos culturais, esportivos e de lazer
Confira a programação dos 148 anos de Jaraguá do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Paguei a multa mas recebi a notificação de Suspensão da CNH, por que?

Confira o artigo da Libertá Multas
Paguei a multa mas recebi a notificação de Suspensão da CNH, por que?
Ver mais de Geral