Previsão do tempo

Temperatura elevada em dezembro de 2016 e janeiro de 2017

24 Nov 2016 - 11h28

Ressalta-se que no verão além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.


Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em Novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de Dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em Novembro e Dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura



A previsão é de temperatura entre a normal e acima da média climática em SC. O trimestre começa com massas de ar frio chegando ao Sul do Brasil, trazendo frio e temperaturas baixas ao estado catarinense, que ainda pode causar geada fraca no Planalto Sul em novembro. Nos meses de Dezembro e boa parte de Janeiro as temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, temperatura amena ou mais baixa para época do ano no inicio do dia e bastante elevada à tarde.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):


Em Setembro a região central do Pacífico Equatorial apresentou anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) de - 0,5 a -1,0°C (Figura 1). No mês de Outubro a TSM negativa no Pacífico Equatorial se estendeu a leste, aproximando-se da costa do Equador e do Peru (Figura 2). A condição de neutralidade diminui no Oceano Pacífico Equatorial e para os próximos meses os modelos climáticos indicam 77% de condição favorável à configuração de La Ninha durante a primavera no Hemisfério Sul.

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Assistência Social de SC recebe R$ 7,5 milhões em recursos extraordinários

Todos os municípios catarinenses terão direito aos recursos extraordinários para utilização em benefícios eventuais
Assistência Social de SC recebe R$ 7,5 milhões em recursos extraordinários
Guaramirim

Cras Corticeira realiza curso online de Artesanato

Assim como no artesanato presencial o Cras fornecerá todo material necessário para confeccionar o artesanato em casa
Cras Corticeira realiza curso online de Artesanato
Jaraguá do Sul

Continuam os trabalhos de recuperação da Defesa Civil

Na manhã desta sexta-feira (3) a equipe operacional saiu para atender as demandas que oferecem risco às pessoas
Continuam os trabalhos de recuperação da Defesa Civil
Corupá

Secretaria de Educação de Corupá inicia novo cadastro para entrega do kit da merenda escolar

O prazo para se cadastrar segue até 10 de julho
Secretaria de Educação de Corupá inicia novo cadastro para entrega do kit da merenda escolar
Ver mais de Geral