transito
GERAL

Temer inaugura primeira fase do acelerador de partículas Sirius

14 Nov 2018 - 15h39Por Carla Bridi

O presidente Michel Temer inaugurou nesta quarta-feira, 14, em Campinas, a primeira fase do Projeto Sirius, um edifício de 68 mil metros quadrados que abrigará o acelerador de partículas mais avançado da América Latina. Além de Temer, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e o ministro da Educação, Rossieli Soares, participaram da cerimônia solene no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, além do prefeito da cidade, Jonas Donizette.

A entrega do projeto foi motivo de comemoração para os presentes. Durante a cerimônia, Temer ressaltou que o projeto " é um motivo de justificado orgulho para os brasileiros. É um Brasil que avança a passos largos, entrando em um grupo seletíssimo de países que têm um acelerador de partículas de quarta geração". O único acelerador de quarta geração existente atualmente fica na Suécia.

Conheça o Projeto Sirius

O presidente ainda enfatizou o planejamento financeiro para a concretização das obras, iniciadas em dezembro de 2014 e que serão completamente concluídas até 2021. "Não há planejamento e continuidade possível sem responsabilidade fiscal. Sem responsabilidade para com o contribuinte, nenhum governo se sustenta. Isso mostra o nosso empenho de manter sempre aberto nosso canal com a comunidade científica".

A estimativa completa de gastos até a finalização das obras é de R$ 1,8 bilhão de reais, repassados pelo MCTIC, sob a atual gestão de Kassab. Questionado em coletiva sobre a possibilidade da pasta bancar a manutenção da estrutura nos próximos anos, o ministro ressaltou que "o equipamento é como um hospital. Quando é inaugurado, tem a partir de agora sua manutenção, custeio e ampliação", porém sem informar um valor específico que deverá manter o prédio em funcionamento.

Apesar do edifício já ter sido finalizado, a estimativa para o início do funcionamento do acelerador é para o segundo semestre de 2019, quando a construção do equipamento deve ser encerrada. Kassab afirmou que o valor para a finalização já foi repassado e a partir do dia 19, pesquisadores e cientistas poderão ocupar as salas designadas à pesquisa, com o equipamento funcionando em fase experimental.

Conversa como futuro ministro

Em relação ao interesse do novo governo, que assumirá a partir do ano que vem o poder Executivo, Kassab mostrou otimismo para a continuidade do projeto, mencionando o encontro que teve com o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes. "A conversa foi excelente. Nos colocamos à disposição, as equipes estão conversando, também estive com o General Ferreira, da Infraestrutura (cotado como futuro ministro do presidente eleito Jair Bolsonaro). Felizmente a transição está acontecendo na mais absoluta normalidade, com bastante eficiência".

Também durante coletiva, que durou menos de cinco minutos, Temer foi questionado se vetará ou não o reajuste do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, com aumento previsto em 16%. "Estou avaliando a questão com cuidado. Tenho ainda 15 dias para definir", disse. O prazo estabelecido para o aval presidencial é 28 de novembro.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Teatro ContraPonto apresenta "Dom Quixote e os Ratinhos da Biblioteca" neste domingo na SCAR

A peça, de cerca de 55 minutos, conta a história de quatro ratinhos que moram em uma biblioteca e gostam muito de ler.
Teatro ContraPonto apresenta "Dom Quixote e os Ratinhos da Biblioteca" neste domingo na SCAR
Geral

Pesquisa do IBGE mostra a falta de identificação de ruas e endereços na região

Segundo os dados, Corupá tem 37% dos imóveis sem identificação oficial
Pesquisa do IBGE mostra a falta de identificação de ruas e endereços na região
Geral

Movimento Marcha do Silêncio de Jaraguá promove ação educativa de conscientização no trânsito

Ação ocorre neste sábado (15) em vários pontos da cidade
Movimento Marcha do Silêncio de Jaraguá promove ação educativa de conscientização no trânsito
Ver mais de Geral