Unimed - Capa
Joguinhos Abertos

Técnicos traçam perfil das equipes para os Joguinhos

29 Ago 2012 - 22h26

Começa nesta sexta-feira e segue até o dia 8 de setembro a 25ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Curitibanos.  A véspera da competição, nesta quarta-feira (29),  foi dia de arrumar as malas para alguns dos 190 atletas e técnicos que irão representar Jaraguá do Sul na disputa. Na bagagem a esperança de trazer um bom resultado do Planalto Serrano. Antes embarcar cada treinador e coordenador das modalidades envolvidas falou de suas expectativas  em relação ao desempenho dos comandados no Planalto Serrano. Traçaram um perfil, uma espécie de "raio x" de suas equipes. Mas se depender do entusiasmo, demonstrado durante o início do embarque da delegação nesta quarta-feira, o empenho e dedicação na busca pelo melhor resultado para Jaraguá do Sul já estão garantidos. Confira abaixo:


Atletismo quer ficar entre os seis primeiros

O coordenador e técnico da modalidade de atletismo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Adriano Moras, segue para Curitibanos com 12 atletas no naipe masculino e 9 no feminino. As provas ocorrem na quinta, sexta e sábado, se as condições de tempo permitirem. A equipe deste ano para a competição, representa, de acordo com Moras, uma nova realidade, mais competitiva. O objetivo é brigar pela zona de pontuação, ficando da quarta à sexta colocação. Para isso, Moras conta com Leonardo Rezende, atleta com 19 anos, no decatlo e no revezamento 4 x 400.O regulamento prevê a participação de atletas com até esta idade na modalidade. Os demais competidores ocupam uma faixa etária de 17 anos, o que permite a participação nas próximas edições do evento. No naipe feminino, há a possibilidade de busca por medalhas, de acordo com Moras. Em 2011, os campeões foram os representantes de Caçador. Jaraguá do Sul ficou com a oitava posição geral no atletismo masculino. No feminino, na décima terceira.

Xadrez espera repetir o desempenho de 2011

A equipe de xadrez, do coordenador Adelmo Coito, foi renovada em 2012 e não conta com experiência em competições desta natureza, embora estejam, de acordo com Coito, preparados tecnicamente. A idade média é de 13 anos na equipe masculina e de 15 na feminina. As apostam ficam por conta das enxadristas Letícia Pereira e Camila de Souza, além das primas Bruna e Gabriela Vercino. A coordenador espera pontuação no naipe feminino e pretende manter a mesma classificação da edição anterior no masculino, quando terminou com a décima quarta colocação. São 24 as cidades concorrentes no naipe masculino e 18 no feminino. A competição de estreia da modalidade nos Joguinhos ocorre na quinta-feira (30), às 15 horas, na Sede Campestre do Pinheiro Tênis Clube. Florianópolis e Concórdia são as cidades consideradas favoritas no feminino; Lages, no masculino.

Voleibol quer voltar ao pódio no masculino

O objetivo do técnico de voleibol masculino, Luiz Carlos da Silva (Kadilac) é voltar ao pódio dos Joguinhos. No ano passado, o time acabou em quarta colocação, caindo três posições em relação a 2010, quando a modalidade trouxe o ouro para casa. O problema é a chave que a cidade divide, ao lado de referências da modalidade como Criciúma, Itajaí e Rio do Sul. O jogo de estreia, contra o Criciúma, no domingo (2), às 10h30, é considerado difícil. "Como caímos em uma chave difícil, vamos para a competição buscando, primeiro, a classificação para a segunda fase", pondera. Passada esta fase, a proposta é conquistar a medalha de bronze. A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador do voleibol, Benhur Sperotto. "Primeiro temos que passar por Itajaí, atual campeão, e pelos demais favoritos. Passada esta fase, deveremos ir longe na competição", avalia. Os itajaienses têm, de acordo com Sperotto, uma equipe montada para ser campeã novamente.

A equipe feminina, do técnico Gilmar Jungton, embarca com 10 atletas rumo a Curitibanos sem muita tradição nesta competição. A última participação ocorreu em 2006, ficando com oitava posição geral. Outro fator de dificuldade é a média de idade dos atletas, todos menores de 18 anos. A expectativa é de disputar bons jogos, mas os concorrentes da chave, dividida com Joaçaba, Blumenau e Criciúma, não permitem a Jungton voos muito altos para o naipe. A ideia é ocupar a nona posição entre os 12 times que disputam a categoria. Em 2011, a equipe de Nova Trento foi campeã.

Basquetebol aposta na tradição feminina e na força masculina

O técnico do basquetebol masculino, Milton César Mateus, analisou os concorrentes da chave: Florianópolis, Criciúma e Xaxim, e disse que se o time de Jaraguá do Sul resistir à primeira fase, deve ficar na quarta colocação geral. "O time de Florianópolis vai para brigar pelo título, tem nove jogadores já com 18 anos, o que representa um problema para os concorrentes. O de Criciúma tem atletas mais novos, assim como o de Jaraguá do Sul. Apenas um deles tem 18 anos. A equipe de Xaxim é uma incógnita, já que tem vencido equipes bem mais tradicionais como Concórdia, por exemplo.  A equipe feminina, dos técnicos Júlio César Patrício e Jéssica Urban, tem pouca idade, mas é considerado pelo coordenador da modalidade, Airton Luiz Schiochet, "um time forte e valoroso tecnicamente, com um bom histórico de conquistas.

Futsal mantém base na busca pelo bicampeonato


Campeão em 2011, Jaraguá do Sul briga pelo bicampeonato no futsal masculino dos Joguinhos. O time do técnico Augustinho Ferrari chega à disputa em Curitibanos com a base que faz bom campeonato sub-17 e conta com valores que já despontam na equipe adulta que joga a Liga Futsal. Entre eles, o ala/pivô Felipe e o goleiro William. Apesar da motivação, time e comissão técnica  reconhecem que o nível da competição está forte e outras equipes como Joinville, Criciúma, Forquilhinha (atual vice-campeã) e Xaxim se constituem nos principais obstáculos na busca jaraguaense pelo bicampeonato.

Já entre as meninas, o momento do time não poderia ser melhor. A equipe, conduzida pelo técnico Vitor Alexandre vem embalada com o título obtido na fase regional Leste Norte dos Joguinhos, disputado em Itajaí. "De uma forma geral, nosso grupo é bem jovem e competitivo. Apenas duas de nossas atletas - a goleira Keitty e a fixo Bárbara - estão no limite da idade Olesc. Mesmo assim acredito que vamos brigar para ficar entre os quatro primeiros colocados", projetou Alexandre. Segundo ele, o objetivo inicial é buscar o primeiro lugar na primeira fase, já que os dois melhores da etapa se classificam direto para as semifinais. "Com isto evitaríamos um confronto com times mais fortes na fase seguinte como Itajaí, Florianópolis ou Brusque.

Tênis de mesa já aposta no futuro

Concentração,  reflexos apurados e dedicação aos treinos. Conceitos básicos do bom mesa-tenista são reforçados diariamente pelo técnico da modalidade na FME, Israel Oliveira Santos. Seus comandados fazem os últimos ajustes antes da estreia dos Joguinhos. A meta traçada pela comissão técnica de Jaraguá do Sul é ficar entre os seis melhores colocados no masculino e entre os quatro primeiros nos feminino. "Pela baixa idade do nosso elenco, encaramos esta competição como uma forma de preparação da Olesc que é nosso foco principal hoje e que deve iniciar logo em seguida aos Joguinhos",  explicou o coordenador técnico da modalidade, Israel Oliveira Santos.

Segundo ele é no feminino, com as atletas Tainara Mathede e Roberta Garcia, que se concentram as maiores possibilidades de medalhas na modalidade. Além das duas, Tamires Gerônimo, de apenas 14 anos, considerada a mais nova revelação do tênis de mesa local, deve seguir com o grupo  para Curitibanos. Israel também deve passar por uma situação inusitada. Enfrentar sua ex-jogadora, Priscila Salvador, hoje destaque nacional da modalidade, e revelada por ele em Jaraguá do Sul. Atualmente Priscila é atleta  de Concórdia. "Infelizmente este é um processo natural dentro do esporte", resumiu.

Natação compete em Lages mas já pensa em Criciúma

A exemplo do tênis de mesa, atual equipe de natação de Jaraguá do Sul é bem jovem. Com uma média de idade de 13 a 14 anos. "Hoje nosso foco principal é Olesc. Por isto, iremos utilizar os Joguinhos para buscar ritmo para Criciúma (sede da Olesc)", disse o coordenador técnico da modalidade na FME, Ronaldo Fructuozo, o Kiko.· Ao contrário das demais modalidades, as provas de natação irão ocorrer em Lages, cerca de 86 de Curitibanos. A delegação local será formada de 10 meninas e oito garotos. Vitor Dalcanale, nos 100 metros peito, ao lado de Ana Beatriz Weller, nos 100 metros borboleta, são os dois nadadores com mais chances de subir no pódio dos Joguinhos.

Ciclismo pedala por mais uma medalha de ouro

Atual campeã no ciclismo categoria BMX, Jaraguá do Sul irá disputar também as provas de cross country. Para o coordenador e treinador da modalidade, Valdir Moretti,  o ciclista Felippi Gonçalves pode garantir mais uma medalha de ouro para o município no BMX, assim como Leonardo Spreedmann pode fazer o mesmo no cross country. Ao contrário de outros municípios, nós conseguimos manter a mesma base dos últimos Joguinhos Abertos o que nos dá certa vantagem.", observou Moretti que coloca Criciúma, Florianópolis e Brusque como os principais rivais jaraguaenses na briga pelo lugar mais alto do pódio. A evolução técnica dos atletas locais destas duas modalidades de ciclismo já gera resultados expressivos para Jaraguá do Sul. Prova disso, são as recentes medalhas de ouro e prata conquistada na Olesc e nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Além disso Felippi Gonçalves obteve o quarto lugar na Copa do Mundo de BMX, disputado na cidade de Birminghan.

Matérias Relacionadas

Geral

Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Estudo está em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado
Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19
Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Ver mais de Geral