Geral

Tarifas de energia elétrica da Celesc serão reajustadas em 7,97%

02 Ago 2011 - 17h45

Foi homologado nesta terça-feira o reajuste de 7,97% nas contas de energia elétrica da Celesc. Na prática, os 2,3 milhões de clientes da concessionária em Santa Catarina terão um aumento de 1,19% na tarifa.

O reajuste ficou abaixo do concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2010, quando o percentual foi de 9,85%. O aumento em 2011, segundo a própria Celesc, foi o menor dos últimos três anos.

De acordo com o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, o reajuste deste ano foi influenciado pela redução dos custos de compra da energia elétrica, incluindo aí a queda da cotação do dólar, moeda em que é tarifada a energia comprada da usina de Itaipu. "O reajuste poderia ser ainda menor se houvesse maior redução de valores não gerenciáveis pela Celesc", diz Gavazzoni em nota divulgada pela empresa.

Outro fator que pode ter influenciado nas cifras do reajuste foram as chuvas que atingiram o Estado no começo do ano. Com os reservatórios cheios em Santa Catarina, diminui a necessidade de energia proveniente de termelétricas, mais cara do que a das hidrelétricas.

Os custos com energia elétrica são calculados de acordo com dois itens. O primeiro, ou parcela A, compõe 80% do valor da  fatura e é consituído dos custos não gerenciáveis pela Celesc, ou seja, compra e transporte de energia elétrica, encargos setoriais e impostos.  O segundo, ou parcela B, contabiliza os custos gerenciáveis, como pessoal, materiais e serviços, remuneração dos investimentos e cota de reintegração regulatória, com margem de comercialização previamente estabelecida e vinculada à eficiência operacional e à prudência dos investimentos.

Todos os anos, a Celesc reavalia suas tarifas no mês de agosto. Em 2011, o reajuste para o consumidor ficará abaixo das variações de IGP-M e IPCA.

DIÁRIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Geral

Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões

Número é maior que população porque muitos têm mais de um chip
Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões
Geral

Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento

Campanha Vacina Ação Solidária inicia nesta terça-feira (6) no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. Quem for se vacinar, pode levar um quilo de alimento não perecível. Se puder e quiser
Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento
Saúde

Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques

A doação de sangue está funcionando com horário agendado previamente, que pode ser por telefone ou diretamente no site
Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques
Ver mais de Geral