dengue
Geral

Tarifas de energia elétrica da Celesc serão reajustadas em 7,97%

02 Ago 2011 - 17h45

Foi homologado nesta terça-feira o reajuste de 7,97% nas contas de energia elétrica da Celesc. Na prática, os 2,3 milhões de clientes da concessionária em Santa Catarina terão um aumento de 1,19% na tarifa.

O reajuste ficou abaixo do concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2010, quando o percentual foi de 9,85%. O aumento em 2011, segundo a própria Celesc, foi o menor dos últimos três anos.

De acordo com o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, o reajuste deste ano foi influenciado pela redução dos custos de compra da energia elétrica, incluindo aí a queda da cotação do dólar, moeda em que é tarifada a energia comprada da usina de Itaipu. "O reajuste poderia ser ainda menor se houvesse maior redução de valores não gerenciáveis pela Celesc", diz Gavazzoni em nota divulgada pela empresa.

Outro fator que pode ter influenciado nas cifras do reajuste foram as chuvas que atingiram o Estado no começo do ano. Com os reservatórios cheios em Santa Catarina, diminui a necessidade de energia proveniente de termelétricas, mais cara do que a das hidrelétricas.

Os custos com energia elétrica são calculados de acordo com dois itens. O primeiro, ou parcela A, compõe 80% do valor da  fatura e é consituído dos custos não gerenciáveis pela Celesc, ou seja, compra e transporte de energia elétrica, encargos setoriais e impostos.  O segundo, ou parcela B, contabiliza os custos gerenciáveis, como pessoal, materiais e serviços, remuneração dos investimentos e cota de reintegração regulatória, com margem de comercialização previamente estabelecida e vinculada à eficiência operacional e à prudência dos investimentos.

Todos os anos, a Celesc reavalia suas tarifas no mês de agosto. Em 2011, o reajuste para o consumidor ficará abaixo das variações de IGP-M e IPCA.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral