Geral

Tarifa da Celesc terá redução de 4,81% para o consumidor residencial

01 Ago 2012 - 21h15

A partir da próxima semana, os consumidores de energia elétrica da Celesc pagarão menos na tarifa: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta terça-feira (31) o índice de reajuste da tarifa de energia elétrica a ser praticada pela empresa a partir de 7 de agosto.


Em média as tarifas de energia, considerando todas as classes de consumo, terão redução de 0,32%. Para os consumidores da classe residencial (baixa tensão), por exemplo, a redução será de 4,81%.

"A redução da tarifa de energia em Santa Catarina é uma determinação do governador Raimundo Colombo desde o início do seu mandato. E pela segunda vez consecutiva, desde o ano passado, os valores da tarifa vêm diminuindo. A energia elétrica é um dos principais indutores do desenvolvimento econômico e social, que deverá ganhar novo impulso em Santa Catarina", avalia o presidente do Grupo Celesc, Antonio Gavazzoni. Ele se refere ao reajuste anual da tarifa, que em 2011 teve efeito médio de 1,19% ao consumidor, contra uma inflação de 5,5% no mesmo período. "No ano passado já tivemos uma tarifa menor do que nos 12 meses anteriores; dessa vez a redução será ainda mais perceptível", diz. "Ao mesmo tempo em que o valor ficou menor para a grande maioria dos consumidores, conseguimos garantir um bom reconhecimento do que a empresa praticou no último ciclo, com reposicionamento tarifário financeiro de 5,82% por conta de um trabalho focado de todas as áreas da Empresa", completa. Segundo Gavazzoni, desde janeiro do ano passado o tema da revisão esteve na pauta prioritária da companhia. "Nosso próximo desafio é a prorrogação da concessão. Estamos bem preparados", antecipou.

Entenda o impacto da nova tarifa para cada grupo de consumidor:

Subgrupo/classe      Efeito médio

A1 (230kV ou mais) - grande siderúrgica: -12,57%

A2 (88kV a 138kV) - cerâmico/siderúrgico/metalurgia/papel e celulose: -8,04%

A3 (69kV) - cerâmico / carbonífero / têxtil: -9,86%

A3a (30kV a 44kV) - cooperativas/madeira/bovinos/cereais/papel e celulose:6,86%

A4 (2,3kV a 25kV) - shoppings/comércio em geral/condomínios: 5,03%

B1 - Baixa Tensão - Residencial e Baixa Renda: -4,81%

B2 - Baixa Tensão - Rural: 0,26%

B3 - Baixa Tensão - Demais classes: 0,26%

B4 - Baixa Tensão - Iluminação pública:0,26%

Como acontece o processo - O novo valor conferido às tarifas da Celesc Distribuição encerra o terceiro ciclo de revisão tarifária. Diferente do reajuste anual, a revisão ocorre a cada quatro anos. Durante este processo, a ANEEL avalia o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária, baseada no cenário econômico vigente e na projeção do comportamento do mercado para os próximos quatro anos. Para este ciclo, a ANEEL também define novos indicadores de qualidade, envolvendo limites de duração e frequência das interrupções no fornecimento de energia.


Um fator determinante para a redução da tarifa neste ciclo foi a queda da taxa de remuneração do custo médio do capital investido (WACC) para os serviços de expansão e manutenção do sistema elétrico. No ciclo anterior (2008-2012) a remuneração do WACC foi de 9,98%. Para o ciclo atual, a taxa de remuneração será de 7,5%.

Composição da tarifa - A Parcela A, de custos não gerenciáveis pela distribuidora, soma 83,4%, sendo que destes, 38% são custos associados à compra de energia, 26% aos impostos, e os 19% restantes são compostos por custos de transmissão, encargos setoriais.

Composição da Receita com Tributos:

Custo de transmissão: 7,7%

Encargos setoriais: 11,3%

Custo de energia: 38,1%

Outros: 26,2% (ICMS: 21,3% e PIS/COFINS: 5%)

Parcela B (custos de Distribuição): 16,6%

A Parcela B remete aos custos da distribuição gerenciáveis pela concessionária, (remuneração do capital, custo de operação e manutenção, etc.).

 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Ver mais de Geral