GERAL

Supremo tende a criminalizar homofobia

22 Fev 2019 - 08h48Por Rafael Moraes Moura e Amanda Pupo, com colaboração de Teo Cury

Após quatro votos favoráveis à criminalização da homofobia, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve formar maioria para enquadrar a discriminação contra a população LGBT como uma forma de racismo, segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou. O julgamento, que já se estendeu por quatro sessões, foi interrompido nesta quinta-feira, 21, e deverá ser concluído até junho.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, ainda vai definir a data para a continuidade da discussão. "O julgamento (sobre a criminalização da homofobia) ainda não acabou, mas penso que se delineia uma maioria, a começar pelo voto histórico do ministro Celso de Mello, e acho que um dos papéis de uma Suprema Corte é proteger e afirmar os direitos das minorias, que não podem depender do processo político majoritário", disse o ministro Luís Roberto Barroso após a sessão.

Ele disse esperar que o julgamento seja concluído o "mais rápido possível", mas ressaltou que a "sinalização devida já foi dada". Na quinta, Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin acompanharam o entendimento do decano do STF, ministro Celso de Mello, relator de uma das ações que apontam omissão do Congresso no assunto.

Dentro do STF, a avaliação é a de que o extenso e aprofundado voto de Mello - de 155 páginas, cuja leitura durou duas sessões - elevou o debate a outro patamar, o que deve sensibilizar colegas a aderir à tese. Segundo o Estado apurou, ao menos mais dois ministros devem acompanhar o entendimento do decano. Outro integrante da Corte ouvido reservadamente tem dúvidas se concorda com Mello por acreditar que a equiparação pode criar amplas interpretações e eventualmente dar margem a excessos.

Pressão

Sobre o STF estar assumindo papel que seria do Congresso, Barroso afirmou durante o julgamento que há situações "muito excepcionais' em que a Corte deve atuar para 'empurrar a história", mesmo contra a vontade da maioria, seja no Legislativo ou na sociedade.

Moraes ressaltou que a criminalização não vai interferir na liberdade religiosa - um dos principais argumentos da frente parlamentar evangélica para pressionar Toffoli a desistir de pautar o tema. "A mesma tolerância que essa Corte já consagrou em diversas oportunidades em relação à liberdade de manifestação, essa mesma tolerância tem total aplicabilidade às manifestações religiosas, independentemente de setores e grupos sociais entenderem que a maioria das crenças religiosas têm ideias conservadoras. O respeito deve ser mútuo", disse.

Para ele, a impunidade "insufla" aqueles que praticam discriminação. "Garotos e garotas homossexuais é que sofrem discriminação na escola, em clubes, no dia a dia, e acabam tendo de se isolar, sair de casa, da escola, porque as condutas vão se acumulando, e sabemos que nada insufla mais o criminoso do que a impunidade." Ao fim da sessão, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse ao jornal que está "satisfeita" com o resultado preliminar.

Relatório do Grupo Gay da Bahia aponta que a cada 20 horas um LGBT é assassinado ou se suicida vítima de discriminação. Em 2018, 420 LGBTs morreram no Brasil, o segundo maior índice de mortes registrado desde o início da série histórica, em 2000 - abaixo apenas das 445 registradas em 2017. Não há registro oficial desse tipo de caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta

Prefeitura emite nota de pesar e amigos e autoridades também lamentam a perda
Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Ver mais de Geral