GERAL

'Superlua' aparecerá no céu nesta terça-feira

19 Fev 2019 - 14h58Por Ana Paula Niederauer

Nesta terça-feira, 19, a Lua estará mais cheia e mais próxima da Terra e ocorrerá um fenômeno conhecido como "superlua". O satélite natural poderá ser visto em São Paulo às 19h02.

De acordo com Roberto Dias da Costa, professor do Departamento de Astronomia da USP, a hora exata do nascimento da Lua varia de cidade para cidade pois depende da latitude e longitude do lugar. Segundo Costa, o por do Sol será às 18h44 e não coincide com o nascer da Lua. A Lua chegou a sua distância mais próxima da terra às 6h07 desta terça-feira, 19, e tecnicamente este momento chama-se "perigeu da Lua". A fase cheia do satélite começa às 12h53 de hoje.

Segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), quando uma Lua está cheia e no perigeu, ela aparece 7% maior, por sua proximidade da Terra, e 15% mais brilhante - porque reflete mais luz do Sol para a Terra - do que uma Lua cheia normal.

Horário

A "superlua" desta terça-feira, a segunda de 2019. Em janeiro ocorreu a "lua de sangue", por causa do tom avermelhado que a lua adquiriu. No entanto, o fenômeno incluiu simultaneamente um eclipse lunar total em todas as Américas do Norte e do Sul.

De acordo com a Nasa, a lua ficará extremamente grande quando subir e se puser. Essa "ilusão da Lua" acontece quando o satélite está perto do horizonte e há objetos dentro de nossa linha de visão, como árvores ou edifícios. Como esses objetos relativamente próximos estão na frente da lua, nosso cérebro é levado a pensar que a lua está muito mais próxima dos objetos que estão em nossa linha de visão, segundo a Nasa.

A Nasa dá uma dica: quando a lua se levantar, segure uma moeda no comprimento do braço para que a moeda cubra a lua. Repita isso ao longo da noite e você verá que o tamanho da Lua não muda.

A terceira e última superlua do ano acontecerá no dia 19 de março.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Joinville tem toque de recolher das 22h às 6h

Neste período, apenas pessoas em deslocamento para o trabalho ou usuários dos serviços essenciais de saúde podem circular nas ruas
Joinville tem toque de recolher das 22h às 6h
Geral

Romeo Piazera Júnior, ex-presidente da OAB secção Jaraguá do Sul, morre aos 54 anos

Morte foi confirmada na tarde desta segunda-feira (8)
Romeo Piazera Júnior, ex-presidente da OAB secção Jaraguá do Sul, morre aos 54 anos
Geral

Samae de Jaraguá espera coletar 8 mil toneladas de material reciclável em 2021

Todo material coletado é destinado às cooperativas de reciclagem credenciadas que recebem, fazem a triagem, separação, armazenamento e comercialização de resíduos reutilizáveis
Samae de Jaraguá espera coletar 8 mil toneladas de material reciclável em 2021
Geral

Mulheres têm participação tímida, embora crescente, no setor musical

Relatório foi divulgado pela União Brasileira de Compositores
Mulheres têm participação tímida, embora crescente, no setor musical
Ver mais de Geral