FIESC

Sul de SC reforça demanda por infraestrutura e qualificação

Nesta quinta-feira (14), a FIESC realiza em Criciúma dois eventos com foco em internacionalização

14 Mar 2019 - 19h30Por FIESC

Lideranças industriais do Sul catarinense reforçaram a demanda por investimentos em infraestrutura e em qualificação profissional à diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) que até sexta-feira (15) cumpre agenda na região. Na quarta-feira (13), o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, os executivos e o vice-presidente para o Litoral Sul, Alexsandro Cruz Barbosa, visitaram em Capivari de Baixo a empresa moveleira Kleiner Schein e em Braço do Norte a Inmes Indústria de Máquinas, o SENAI e o prefeito Roberto Kuerten.

A comitiva encerrou ao meio-dia a programação em Tubarão e na sequência iniciou os compromissos em Criciúma. Acompanhados pelo vice-presidente Diomício Vidal, o grupo teve reuniões na Anjo Tintas e no SENAI. À noite a agenda será de encontros na Associação Empresarial (ACIC) e com presidentes de sindicatos industriais.

Aguiar ressaltou que a melhoria da infraestrutura do estado é uma bandeira da FIESC. A entidade tem conhecimento das demandas, mas é preciso reforçar a cobrança por investimentos. “Identificamos duas demandas importantes. Sem sombra de dúvida a questão da infraestrutura é fundamental, assim como a qualificação da força de trabalho para atender a indústria, intensificando a atuação de SESI e SENAI”, disse, ao lado de Fabrizio Machado Pereira, superintendente do SESI e diretor regional do SENAI.

“A agenda na região tem sido muito positiva. Estou impressionado com as empresas que temos conhecido de diversos ramos, com potencial enorme de crescimento e alta tecnologia. Santa Catarina é o estado mais industrializado do país, com uma indústria diversificada e protagonista”, completou.

Durante encontro na Unisul, na noite desta terça-feira, a FIESC apresentou uma proposta de desenvolvimento regional para o Litoral Sul e a infraestrutura é um dos fatores contemplados. Entre as proposições da entidade na área estão a criação do novo acesso ao Porto de Imbituba, ligando diretamente à BR-101; conclusão do projeto do trecho ferroviário - Ferrovia Litorânea, Imbituba – Araquari; desativação do ramal ferroviário de carga do perímetro urbano no município de Tubarão; garantia da finalização da rodovia Ivane Fretta Moreira; construção de um pátio de triagem de caminhões no Porto de Imbituba; continuidade à obra de recuperação do molhe de abrigo no Porto; efetuar a reforma e ampliação do berço 3 e concluir as obras do molhe do Porto de Laguna. Além disso, construir terminal de cargas, ampliar o pátio de estacionamento de aeronaves e realizar o alargamento da pista de 30 metros para 45 metros no Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna.

Internacionalização: nesta quinta-feira (14), a FIESC realiza em Criciúma dois eventos com foco em internacionalização: das 8h às 10h, no SENAI, a entidade promoveu o Diálogo Empresarial, encontro em que serão discutidos com líderes industriais os principais desafios enfrentados pelas empresas para se internacionalizar e as possíveis estratégias para superá-los.

Das 14h às 17h, a Federação promove o Workshop Desafios e Caminhos da Internacionalização, iniciativa que vai reunir diretores de indústrias e profissionais que atuam no comércio exterior. Neste evento, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes vão conhecer os caminhos, os desafios e as oportunidades para a internacionalização e participaram de uma oficina para avaliar o grau de maturidade da empresa em relação ao comércio exterior.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral